(+01) 112 345 6789
+


Aberto e fechado

Esta atividade educativa é voltada às crianças da pré-escola e tem como objetivo trabalhar conceitos matemáticos como a contagem, relação de números com quantidades e noções espaciais de "aberto" e "fechado". Além disso, por meio do lúdico, os alunos da educação infantil podem desenvolver a coordenação motora, a criatividade, bem como habilidades cognitivas, corporais e visuais.

Aberto e fechado - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Leve para sala de aula, por exemplo, caixas de sapato com tampa e converse com as crianças explicando o conceito "aberto" e "fechado" utilizando as caixas. Esta atividade também pode ser realizada utilizando outros materiais, como livros e cadeados.
  • Trabalhe o conceito "aberto" e "fechado" utilizando também histórias, fantoches e brincadeiras. Proponha uma brincadeira na sala de aula deixando a porta, algumas janelas e gavetas de armários abertas. Deixe sobre a mesa alguns garrafas, caixas e livros abertos e outros fechados. Peça aos alunos para que observem a sala com atenção e faça perguntas como: "Tem alguma janela, porta ou gaveta aberta?", "Os livros estão abertos ou fechados?", "Vamos fechar as gavetas que estão abertas?", etc.
  • Você pode também trabalhar conceitos matemáticos como contagem solicitando às crianças que contem o número de gavetas, janelas, livros ou garrafas abertas e também o número de fechados.
  • Oriente as crianças para a realização da atividade educativa proposta na ficha. Primeiramente peça que pintem os presentes como quiserem. Em seguida, peça que observem quais caixas estão abertas e quais estão fechadas, e respondam as questões. Para isso, peça que contem as caixas abertas e as fechadas e, por fim, registrem o numeral correspondente em cada campo de cada questão.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
X