(+01) 112 345 6789
+


Adição básica - Natal

Esta atividade educativa de adição básica tem como objetivo auxiliar as crianças em idade pré-escolar que estão iniciando o processo de alfabetização. Com este material, as crianças podem desenvolver e compreender conceitos matemáticos como adição e subtração, além de desenvolver habilidades de leitura e escrita. Você pode utilizar esta atividade em casa ou na sala de aula e proporcionar às crianças momentos de aprendizado e diversão.

Adição básica - Natal - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Organize os alunos em uma roda e converse sobre o tema "adição". Explique que adição se faz presente no nosso dia a dia, seja para comprar algo, voltar o troco, saber a nossa idade, etc. Levante questões como: "Vocês sabem o que significa o termo adição?", "O que é somar?", "Onde mais podemos usar a adição?", etc., e proponha aos alunos que pensem a respeito.
  • Incentive as crianças para que expressem suas opiniões, questionem e interajam, sempre respeitando a vez de cada um de falar e argumentar.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Leia as instruções da atividade. Oriente as crianças a contarem os desenhos em cada quadro e, depois, anotar o numeral correspondente a ele no espaço indicado. Em seguida, as crianças devem somar as quantidades e registrar o resultado no espaço indicado após o símbolo "=".
  • Explore também a contação de histórias, como uma estratégia de introduzir e aprofundar conceitos. Você pode também sugerir para as crianças a produção e ilustração da própria história, abordando o tema em estudo.
  • Aproveite a atividade para conversar com as crianças sobre a temática do Natal. Confeccione com a ajuda das crianças enfeites para a sala de aula, máscaras de Papai Noel, árvores de Natal, etc.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
X