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Aprendendo o número 2

Com esta atividade educativa sobre o número 2, as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, o conceito numérico, além de ampliar o vocabulário. Este material permite ainda, através do lúdico, despertar o interesse por conceitos matemáticos, como a contagem oral e a relação entre quantidades e números, bem como treinar a grafia do número 2. Pais e professores podem utilizar este material durante todo processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais produtivo e estimulante

Aprendendo o número 2 - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Organize as crianças em uma roda de converse e fale sobre os números ao nosso redor, onde podemos encontrá-los e a sua importância no nosso dia a dia. Questione a turma com perguntas como "Onde podemos encontrar números na sala de aula?", "Nas ruas é possível encontrá-los?", "Como seria o mundo sem os números?".
  • No chão, faça o contorno do número 2 com giz de lousa ou fita crepe e peça às crianças que andem sobre o seu contorno. Você pode propor outras brincadeiras como seguir o traçado do número andando com as mãos para cima, cantando, com as mãos na cintura, etc.
  • Explore a relação entre a quantidade e o número. Proponha a confecção de um painel numérico. Desenhe o número 2 e peça às crianças para ajudarem a definir quantos itens são necessários para sua representação. Disponibilize revistas antigas para as crianças recortarem as imagens para o painel.
  • Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Peça que tracem o número 2 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém dois elementos no grupo. Incentive as crianças a colorirem o número 2 ou utilizar materiais diversos como algodão, papéis picados, grãos, glitter, cola colorida, serragem, etc. para cobrir o número.
  • Faça a contagem e o sinal com os dedos especificando o número 2. Peça para as crianças repetirem os movimentos.
  • Utilizando diferentes materiais, como palitos de sorvete, feijões, fichas preparadas em E.V.A, tampinhas de garrafa ou grãos, peça aos alunos que montem conjuntos de 2 em 2.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO03 O eu, o outro e o nós Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

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