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Aprendendo o número 5

Este material educativo auxilia as crianças da educação infantil no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da criatividade. Com esta atividade, as crianças aprendem conceitos matemáticos como a contagem oral e a relação entre a quantidade e o número e, ainda, podem treinar a grafia do número 5. Pais e professores podem utilizar esta atividade como mais um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais estimulante e produtivo.

Aprendendo o número 5 - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Em roda, converse com as crianças sobre os números ao nosso redor e a importância deles no nosso dia a dia. Levante questões como: "Onde podemos observar números na sala de aula?", "E nas ruas, onde eles estão", "Podemos comprar e pagar contas sem os números?", etc.
  • Confeccione o número 5 em E.V.A., papel cartão ou cartolina. Proponha às crianças que colem algodão, papel picado ou algum outro material de colagem para cobrir o número. Explore também a relação entre o número e a quantidade. Deixe que treinem a grafia do número do 5 em caixas de areia ou utilizando massinha de modelar.
  • Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que tracem o número 5 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém cinco elementos no grupo. Solicite também que pintem o número 5 desenhado na folha.
  • Confeccione fichas em cartolina ou papel cartão escrevendo um número em cada uma. Disponibilize pregadores de roupa ou clipes e peça às crianças que coloquem a quantidade de pregadores (ou clipes) indicada na ficha. Esta atividade pode ser utilizada de diversas formas, considerando também as operações matemáticas. Os números e as operações devem estar de acordo com a idade das crianças.
  • Você pode também colocar fichas com números em sequência, ou simplesmente selecionar um número, e pedir que as crianças montem uma torre (utilizando blocos) com a quantidade indicada na ficha.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

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