(+01) 112 345 6789
+


Aprendendo o número 7

Com esta atividade educativa sobre o número 7, as crianças da educação infantil podem aprender conceitos matemáticos básicos como a contagem, noções de quantidades, a relação entre número e quantidade e, ainda, treinar e colorir o número sete. Este material lúdico pode ser utilizado por pais e professores, auxiliando através do lúdico, no desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico-matemático, a criatividade e a coordenação motora.

Aprendendo o número 7 - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com a turma sobre os números e a importância deles no meio social. Incentive o diálogo, levantando questões como: "Onde podemos encontrar os números?", "Seria possível fazer compras sem conhecer os números?", "E pagar contas?", etc.
  • Com giz de lousa ou fita crepe faça o contorno do número 7 no chão. Solicite às crianças que caminhem sobre o seu contorno andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc.
  • Trabalhe o conceito de números utilizando a idade das crianças, os números nas roupas, nos calçados, no relógio, em folhetos de supermercado, etc. Demonstre com os dedos o número 7 e peça para que as crianças repitam os movimentos. Você pode confeccionar mãos em E.V.A. e colar pedaços de velcro em cada dedo, de tal forma que as crianças possam contar e demonstrar os números utilizando a mãozinha com velcro.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Utilizando lápis de ponta grossa ou giz de cera, peça às crianças que cubram o traçado do número 7 para treinar sua escrita. Em seguida, utilizando a contagem oral peça que circulem os grupos que contém sete elementos no grupo. Incentive também a colorirem o número 7 ou utilizar materiais como cola colorida, glitter, bolinhas de papel, grãos de milho, casca de ovo picada ou barbante para cobrir o traçado do número.
  • Solicite aos pais e/ou responsáveis que separem potinhos de iogurte ou garrafinhas de refrigerante. Cole em cada potinho um número (a variação dos números dependerá da idade e série das crianças). As crianças devem colocar dentro do potinho a quantidade referente ao número colado. Para isso, você pode usar macarrão, grãos de feijão ou milho. É possível também trabalhar outros conceitos utilizando esta atividade, por exemplo as cores. Você pode pintar cada potinho de uma cor e escrever um número. Separe bolinhas das cores dos potes. As crianças devem colocar bolinhas da mesma cor do potinho na quantidade indicada pelo número.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
X