(+01) 112 345 6789
+


Árvore com digitais

Com esta atividade educativa as crianças em idade pré-escolar podem manipular e explorar diferentes materiais como tinta guache, papéis e giz de cera, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades como a percepção visual, o tato, a coordenação motora, a imaginação e a criatividade. Com este material as crianças também podem aprender, através do lúdico, sobre as árvores, plantas, respeito para com a natureza e os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente.

Árvore com digitais - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Disponha as crianças em roda e comece uma conversa informal sobre as árvores, plantas, meio ambiente e os cuidados necessários para a preservação do mesmo. Leve as crianças para um passeio e observação de um espaço natural.
  • Levante alguns problemas ambientes enfrentados pela comunidade como desperdício de água, poluição ambiental, queimadas, etc., e pense junto com a turma possíveis soluções.
  • Apresente a atividade proposta na ficha aos alunos. Leia a instrução da atividade e peça que observem o desenho da árvore. Disponibilize giz de cera ou lápis de cor e oriente-os a colorir o tronco da árvore. Em seguida, disponibilize tinta guache verde para que as crianças façam as folhas da árvore com digitais. Por fim, peça que desenhem livremente uma árvore no espaço indicado. Eles podem colorir o desenho criado ou utilizar algum material de colagem para preenchê-lo.
  • Proponha atividades que explorem a linguagem das mãos. Por exemplo, providencie papéis de diferentes texturas como: papel de seda, papel crepom, guardanapo de papel, papel higiênico, papel celofane, para que as crianças possam manipular. Oriente-as a fazer bolinhas, amassar, picotar, etc. e colar em uma folha criando algum desenho.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Contato com pequenos animais e plantas.
Natureza e Sociedade Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
X