+


A Árvore e a vogal "A"

Comemorado no dia 21 de setembro no Brasil, o Dia da Árvore marca o início da estação mais florida de todas: a primavera. Esta atividade educativa tem o intuito de conscientizar e informar a criança sobre a importância dessa data comemorativa, bem como a importância da preservação das árvores para uma vida saudável e sustentável. Além de tudo isso, essa atividade possibilita também as crianças iniciarem o conhecimento sobre a vogal "A", sonoridade e traçado.

A Árvore e a vogal

Sugestões de Trabalho

  • Programe com antecedência, e com a autorização da coordenação da escola e dos responsáveis pelas crianças, uma saída pedagógica pelos arredores da escola, ou por uma praça, bosque ou parque da cidade. Estimule as crianças a observarem ar árvores que encontrarem pelo caminho. Vá mostrando para as crianças que existem diferentes tipos de árvores, de diferentes cores, tamanhos e espécies. Existem árvores que dão frutas, flores, apenas de folhas e até árvores usadas para servir de enfeite no Natal.
  • Numa roda de conversa, fale com as crianças sobre o que elas conhecem sobre as árvores. Converse com elas incentivando-as a comparar as cores, tamanhos e explique a importância das árvores para nossa vida, inclusive para a purificação do ar que respiramos.
  • Plante se possível, uma árvore com as crianças. Plante o que e onde for possível! O importante é plantar e ir mostrando o processo para as crianças…como fazer, como cuidar, como regar...
  • Escreva ÁRVORE na lousa e apresente para as crianças a letra "A". Explique que a letra "A" é uma vogal do nosso alfabeto e ela é a primeira letra da palavra Árvore! Pergunte para as crianças outras palavras que elas poderiam falar que também começam com a vogal "A". Vá anotando os exemplos na lousa dando destaque a vogal "A". Repita as palavras em voz alta sempre enfatizando a entonação em cada "A" da palavra. Dessa maneira a criança vai reconhecendo o som ao mesmo tempo que assimila sua grafia.
  • Entregue para as crianças a folha de atividade. Leia o enunciado para as crianças. Estimule que elas observem o desenho da árvore e logo em seguida pintem o traçado da vogal "A" com a cor de sua preferência. Podem usar o giz de cera ou lápis de cor. Depois de terminarem de colorir a letrinha, peça para as crianças passarem o dedinho por todo o traçado da vogal "A".
  • Com massinha de modelar, oriente as crianças a modelarem a vogal "A". Faça um modelo para as crianças se orientarem e depois vá ajudando criança por criança a concluir sua vogal.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Natureza e Sociedade Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.

Comentários

X