(+01) 112 345 6789
+


Borboletinha - Jogo das Sombras e Pintura

Com essa atividade educativa você conseguirá trabalhar a música através da cantiga popular “Borboletinha” e a partir daí explorar habilidades como ritmo, motricidade, percepção visual, raciocínio e imaginação. É uma atividade ao mesmo tempo instrutiva e lúdica, que permite também o trabalho sobre temas como luz e sombra, animais e insetos da fauna brasileira, mais especificamente ensina sobre a borboleta, seus movimentos, como ela é e como vive. São amplas as possibilidades de trabalho com essa atividade, basta adequá-la ao seu objetivo de aprendizagem com as crianças.

Borboletinha - Jogo das Sombras e Pintura - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre os animais e os insetos que elas conhecem. Peça para elas falarem nomes de animais e insetos e vá anotando na lousa. Depois, faça um passeio com as crianças pelo pátio ou dependências da escola. Chame a atenção das crianças para observarem os insetos como formigas, mosquitos, borboletas e suas sombras e a sombra de seus amigos e a da própria criança. Pelo passeio, oriente a observação das crianças para todas as sombras que encontrarem, pode ser de pessoas, insetos, objetos etc. Peça para elas mostrarem toda sombra que encontrarem.
  • Explique para as crianças de maneira simples o que é aquela sombra observada no passeio: Ensine que a sobra é um espaço com falta de luz que foi obscurecido por um corpo opaco, que pode ser o contorno de uma figura que fica entre ela e o foco de luz. De maneira bem simplificada, podemos dizer que a luz bate no corpo e este projeta sua sombra no chão ou na parede, dependendo da posição em que está. Ensine que a sombra sempre representa um corpo ou um objeto que ela reflete e, portanto, seu formato é exatamente igual ao daquele que ela projetou. Apague as luzes da sala de aula e acenda algumas lanternas. Brinque com as crianças de criar figuras projetando a sombra das mãos nas paredes.
  • Faça uma roda de conversa com as crianças sobre o tema: borboleta. Informe que a borboleta é um inseto da fauna brasileira e fale um pouquinho sobre ela. Diga que ela possui asas e cores variadas. Quando adulta elas se alimentam do néctar das flores e suco das frutas. Elas são importantes para a restauração do nosso ecossistema pois além de serem fonte de alimento para seus predadores, também fazem a polinização.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa da folha. Cante com as crianças a música “Borboletinha” várias vezes e faça até mesmo coreografia com o movimento da borboleta. Em seguida, diga que precisaremos ajudar a borboleta a encontrar sua sombra correta, ou seja, devemos encontrar aquela sombra igualzinha ao desenho da borboleta no centro. Peça para as crianças olharem com atenção para o desenho da borboleta no centro e comparar com todas as sombras em volta. Vá executando a atividade junto das crianças, orientando a percepção visual, e atenção aos detalhes. Quando encontrarem a sombra correta, oriente as crianças a circularem a sombra da borboleta com o giz de cera da cor de sua preferência. Depois, peça para as crianças colorirem sua borboleta e a decorarem como quiserem. Ao final, peça para cada criança apresentar sua obra.
  • Você também pode aproveitar a cantiga popular descrita na atividade e trabalhar com uma dinâmica educativa como sugerimos aqui nesse post "Cantiga Popular - Borboletinha". Assim você desenvolverá ainda mais a imaginação, expressão corporal e artística das crianças.
  • Através de outra dinâmica educativa, a mímica, você poderá trabalhar também motricidade e movimento com as crianças. Você fala o comando e elas imitam. Podem imitar o bater da asa da borboleta, o salto do sapo, o biquinho do peixe, as asas de um pássaro e imitar expressões comuns do ser humano, como correr, abaixar, levantar, caminhar, pular, etc.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF05 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
EI02ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
Artes Visuais Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Contato com pequenos animais e plantas.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X