(+01) 112 345 6789
+


Brincadeira de Criança – Perto ou Longe

A proposta dessa atividade pedagógica para educação infantil é trabalhar com a criança na disciplina de matemática os conceitos de noções de posição, mais especificamente as posições perto e longe. A partir dessa atividade a criança será capaz de desenvolver noções espaciais em relação a um ou mais referenciais. Além desses conceitos, o trabalho com essa atividade também permite o trabalho com a data comemorativa Dia das Crianças e contribui para o desenvolvimento de habilidades como atenção, percepção visual, relação e coordenação motora fina.

Brincadeira de Criança – Perto ou Longe  - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula informando para as crianças que aprenderemos sobre noções de posição, mais especificamente as posições perto e longe. Explique que dizemos que algo está perto quando ele está próximo do ponto de referência explicitado e dizemos que algo está longe quando ele está distante. Peça exemplos para as crianças de objetos perto deles. Deixe as crianças falarem livremente e vá trabalhando esses conceitos com as crianças.
  • Chame uma criança e peça para ela se levantar. Aí, peça para ela escolher dois objetos da sala (pode ser lousa, janela, mesa, porta, brinquedos, etc.). Depois da criança ter escolhido, pergunte para a criança qual objeto está mais perto dela e qual objeto está mais longe dela. Faça isso com todas as crianças, uma a uma. Vá reforçando na prática os conceitos teóricos de perto e longe.
  • Escolha quatro crianças posicionadas em lugares distintos da sala. Peça para essas crianças ficarem em pé. Faça perguntas para toda a turma do tipo: Quem está mais perto da porta? Quem está mais longe da janela? Nosso amigo “xxxxx” está mais perto da lousa do que nosso amigo “zzz”? Deixe as crianças falarem à vontade. Depois converse com elas sobre suas respostas e aproveite para reforçar os conceitos de perto e longe.
  • Entregue a atividade educativa impressa na folha para as crianças. Entregue para cada criança sua folha e leia o enunciado da atividade para as crianças. Explique que na imagem as crianças estão brincando para comemorar o Dia das Crianças. Fale um pouquinho sobre a importância dessa data e sobre os direitos e deveres das crianças. Depois peça para as crianças olharem atentamente a imagem e tentar encontrar a criança mais próxima da bola e fazer um círculo em volta da criança. Depois, explique que elas deverão encontrar a criança que está mais longe da bola e marcá-la com um “X”. Fique à disposição para orientar as crianças que precisarem de auxílio.
  • Faça uma brincadeira com as crianças. Leve as crianças para o pátio ou quadra da escola e providencie três ou quatro bolas de meia ou petecas. Faça um círculo em um algum lugar no chão (você pode fazer o círculo usando um bambolê, fita crepe ou mesmo giz). Depois posicione as crianças a uma distância de mais ou menos dois ou três metros do círculo e peça para elas jogarem, uma criança de cada vez, as bolas em direção ao círculo. Explique que o objetivo é que a bola fique parada no meio do círculo. Depois que as quatro crianças jogarem suas bolas você deverá analisar com elas qual bola ficou mais perto do círculo e qual bola ficou mais longe. Brinque até todas as crianças terem jogado a bola pelo menos uma vez e refaça a brincadeira enquanto estiver divertido e as crianças estiverem adquirindo os conceitos de “perto” e “longe”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
Artes Visuais Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
Matemática Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
Matemática Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação.

Comentários

X