(+01) 112 345 6789
+


Cabelo Curto ou Cabelo Comprido - Pintura

Essa atividade educativa “Cabelo Curto ou Cabelo Comprido – Pintura” para crianças em idade de educação infantil possibilita o desenvolvimento dos conceitos matemáticos e da percepção visual de “Curto e Comprido”. Além disso, também possibilita o trabalho com as cores, e o exercício das habilidades de observação, relação e coordenação motora fina. Por ser uma atividade simples e muito instrutiva, responsáveis e educadores(as) podem utilizá-la com as crianças.

Cabelo Curto ou Cabelo Comprido - Pintura - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Explique para as crianças o conceito de curto e comprido. Mostre na prática as noções de grandezas “Curto e Comprido” para as crianças. Entregue para cada criança 02 pedaços de canudos de diferentes tamanhos peça para que elas identificarem qual o canudo mais comprido. Em seguida peça para elas identificarem o barbante que consideram o mais curto. Depois, peça que alinhem um ao lado do outro, o canudo mais curto e o mais comprido e identifiquem qual é qual.
  • Leve as crianças para a quadra ou o pátio da escola e no chão, desenhe duas pipas, sendo uma com rabiola curta e outra com rabiola comprida. Explique para as crianças os conceitos de curto e comprido usando os desenhos. Vá conversando com as crianças e ouvindo delas exemplos de curto e comprido. Faça comparações e dê exemplos usando os cabelos mais curtos e mais compridos dos próprios colegas da sala.
  • Faça uma dinâmica na quadra ou pátio da escola. O nome da dinâmica é “História da Serpente”. O(a) professor(a) inicia sendo a serpente que está procurando um pedaço do seu rabo, ele(a) começa a cantar a música: “Esta é a história da serpente, que desceu do morro, para procurar um pedaço do seu rabo. Você também (tsi tsi), você também (tsi tsi), faz parte do meu rabão!”, e vai chamando as crianças, uma a uma, para formar uma fila atrás dele(a). A fila de crianças vai formando o rabo da serpente e a dinâmica só acaba quando todas as crianças forem chamadas. Importante: Conforme as crianças forem chamadas, elas têm que passar por debaixo das pernas de quem já está na fila para chegar até o seu lugar e compor o rabo da serpente. No final da dinâmica, converse com as crianças sobre o tamanho do rabo da serpente quando a brincadeira começou – que era curto e depois quando a dinâmica terminou ele ficou comprido.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Explique com calma os conceitos de curto e comprido. Peça para as crianças olharem a figura na ficha. Explique que tem uma menina com o cabelo comprido e peça para as crianças colocarem o dedo sobre a figura dessa menina, e, uma menina com o cabelo curto. Leia o enunciado da atividade para as crianças e explique que elas terão que pintar a camiseta da menina de cabelo comprido de verde e pintar de rosa a camiseta da menina de cabelo curto. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Faça uma brincadeira com as crianças. Coloque todas em pé e combine que toda vez que você falar comprido elas devem ficar em pé e quando você disser curto elas deverão agachar. Vá falando curto e comprido alternadamente e observe o comportamento das crianças. Brinque o tempo que quiser!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
EI03ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.

Comentários

X