Caminhos divertidos até o brinquedo!
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Coordenação Motora - Classificação -
Trabalhar com atividades de contorno de trajetos e associação visual, como esta, é fundamental na Educação Infantil, pois promove o desenvolvimento da coordenação motora fina, essencial para a futura escrita, além de estimular o raciocínio lógico e a percepção visual. Ao seguir caminhos e identificar a relação entre crianças e seus brinquedos favoritos, a criança exercita sua capacidade de observação, tomada de decisão e concentração de forma lúdica e prazerosa. A atividade “Caminhos Divertidos até o Brinquedo!”estimula nas crianças: a coordenação motora fina (controle dos movimentos das mãos e dedos); favorece a percepção visual e espacial; desenvolve a atenção e o foco; trabalha o raciocínio lógico (associação entre personagens e objetos) e incentiva a autonomia e a autoconfiança ao resolver desafios simples.

Sugestões de Trabalho
- Conversar com as crianças sobre seus brinquedos favoritos, criando vínculo com a proposta. Inicie a roda de conversa, diga qual o seu brinquedo favorito e explique o motivo. Depois pergunte a uma criança qual o brinquedo favorito dela e o porquê e assim segue sucessivamente até todas as crianças da sala terem falado um pouco.
- Leve para aula um baú ou uma caixa com brinquedos usados (você pode até enviar um recado na agenda da criança com antecedência, marcando um dia para os pais enviarem brinquedos velhos e usados das crianças para a atividade). Peça para cada criança pegar um brinquedo e falar um pouco sobre o brinquedo (cor, como brinca, se gosta, se conhece, se já brincou, etc.). Depois que todas as crianças tiverem participado, deixe-as brincarem por 10 minutos com os brinquedos escolhidos.
- Apresentação da atividade: Entregar a ficha de atividade e mostrar o papel com os caminhos pontilhados e explicar que cada criança do desenho precisa chegar ao seu brinquedo. Cada criança fará os contornos com lápis de cor de sua preferência, seguindo o trajeto correto até o brinquedo correspondente. Fique atenta e se disponibilize a ajudar as crianças com dificuldade. Ao final da atividade, convide as crianças a mostrar o seu trabalho e contar o que fizeram. Reforce a importância de treinar as mãozinhas e como isso ajuda a aprender a escrever e desenhar cada vez melhor.
- Crie trajetos com fitas adesivas no chão da sala. As crianças devem seguir os caminhos com equilíbrio, indo até imagens de brinquedos coladas no final. Estimula coordenação motora ampla, foco e associação.
- Caça aos Brinquedos: Esconda brinquedos pela sala com pistas simples e desenhos com setas. As crianças devem seguir as pistas até encontrar o brinquedo correspondente a uma imagem dada. Trabalha leitura de imagens e coordenação ampla e fina.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Natureza e Sociedade | Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito. |
Matemática | Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. |
Matemática | Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. |