(+01) 112 345 6789
+


Carimbando as Mãos

Esta é uma atividade educativa de arte com as mãos, em que as crianças se divertem carimbando as suas mãozinhas. Esta atividade é voltada à alunos da educação infantil, particularmente alunos da creche, e tem como objetivo proporcionar o conhecimento do seu próprio corpo e suas possibilidades, explorar através das mãos diferentes ideias, proporcionar momentos de manuseio com tintas e ainda proporcionar momentos de concentração. Você pode trabalhar esta atividade educativa com as crianças de diferentes formas e ainda utilizá-la em outras situações.

Carimbando as Mãos - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Peça para as crianças que observem suas mãos. Conte com elas quantos dedos possuem.
  • Cante com as crianças, fazendo os gestos da música "Palminhas, palminhas".
  • Proponha também a música "Bata Palmas". Cante com as crianças, repetindo os movimentos da música.
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha: "Vamos carimbar as mãozinhas?" Passe tinta guache na mão de cada criança e oriente-as a carimbar as mãos no quadro indicado.
  • Se possível, você ainda pode ajudá-los a criar desenhos a partir do carimbo das mãos ou dedos, como uma borboleta, uma flor, um pato etc.
  • Proponha aos alunos o problema: "Mãos para...". Pergunte para eles o que podemos fazer com as nossas mãos. Estimule-os a levantar hipóteses como: "usamos as mãos para pintar, pentear o cabelo, pegar as coisas etc".
  • Prepare uma caixa com vários objetos: brinquedos, algodão, tecido, lixa, pedra etc. Feche a caixa deixando um espaço para que as crianças coloquem a mão e tentem adivinhar, através do tato, o que há dentro da caixa.
  • Desenhe nos dedos das crianças olhos, nariz e boca. Brinque e cante com elas a música "Dedinhos".
  • Desenvolva com as crianças atividades utilizando as mãos, como pintura a dedo, pintura com pedaços de jornal, colagem com areia, casca de ovo, fazer massinhas etc.
  • Antes de encerrar a aula, organize uma roda com as crianças e mostre como ficou a atividade de cada uma, com as mãozinhas impressas. Explore o tamanho das mãos, as cores utilizadas e deixe que as crianças interajam uma com as outras, tocando e comparando suas mãos.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO03 O eu, o outro e o nós Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EO05 O eu, o outro e o nós Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
EI02CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

Comentários

X