(+01) 112 345 6789
+


Carimbando os Pés

O objetivo principal desta atividade educativa, voltada aos alunos da creche (0 a 3 anos), é explorar por meio de brincadeiras os elementos do próprio corpo. Além disso, esta atividade permite a manipulação de diferentes materiais, como tinta, areia e argila, proporcionado às crianças diferentes sensações táteis. Esta atividade com as marquinhas dos pés das crianças também pode ser adaptada para diversas outras ocasiões.

Carimbando os Pés - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Trabalhe com as crianças a cantiga "Pezinho". Organize-as em uma roda, todos em pé e de mãos dadas, e dancem fazendo os gestos conforme a música. Nos versos "Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho" peça que as crianças coloquem o pé direito ou esquerdo no centro da roda e, depois, desloque-o para trás do corpo. Faça os movimentos junto com eles.
  • Trabalhe também com a música "Bata Palmas", enfatizando os versos "bata o pé" e fazendo os gestos conforme a música.
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha: "Vamos carimbar o pezinho?". Passe tinta nos pés das crianças e oriente-as a carimbar o pé no quadro indicado na ficha.
  • Em um espaço externo, espalhe areia no chão e oriente as crianças a ficarem descalças e deixarem pegadas na areia. Pergunte a elas qual a sensação que sentiram nos pés, por exemplo cócegas. Prepare também outros materiais como algodão, pluma, esponja macia etc e passe nos pezinhos, na palma das mãos e nos braços das crianças proporcionando-as diferentes sensações.
  • Em placas de argila, peça que as crianças deixem as impressões das mãos e pés. Depois de secar você pode montar um painel com as placas.
  • Se possível, prepare tapetes compostos de sementes, plástico bolha, botão, tecido e outros materiais. Disponha os tapetes de cada material um do lado do outro e oriente as crianças a andarem descalças sobre eles para que possam sentir as diferentes texturas. Pergunte qual tapete mais incomoda para andar e se atente às reações das crianças em cada tapete.
  • Converse com as crianças e explique para elas que os nossos pés são fundamentais para o equilíbrio e sustentação do nosso corpo, quando estamos em pé. Explique sobre a importância dos cuidados com os pés, para que possamos realizar nossas atividades sem dores ou desconforto, e também a importância do uso de calçados apropriados, principalmente para proteger os pés durante as atividades físicas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO02 O eu, o outro e o nós Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
EI01EO05 O eu, o outro e o nós Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
EI01EO06 O eu, o outro e o nós Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
EI01CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
EI01ET02 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
EI01ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI01ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
EI02CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X