(+01) 112 345 6789
+


Cartão de Páscoa - Pintura

A Páscoa é uma data comemorativa muito especial e faz parte da nossa cultura. Nesse sentido, é muito importante aproveitar o momento para trabalhar todo o significado da Páscoa com as crianças. Essa é a proposta dessa atividade educativa para as crianças em idade de educação infantil. Além desses conceitos, o trabalho com essa atividade permite a expressão artística através da pintura livre do desenho apresentado e o aperfeiçoamento das habilidades de coordenação motora das crianças. É uma atividade simples e divertida, que pode explorar o fazer artístico das crianças ao colorir o desenho com lápis de cor, giz de cera ou até mesmo guache.

Cartão de Páscoa - Pintura  - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça uma roda de conversa com as crianças e pergunte o que elas sabem sobre a Páscoa. Deixe que elas falem livremente. Pergunte se elas gostam da Páscoa, o que mais gostam, peça para cada uma falar o que é a Páscoa para elas. Depois que todas se expressarem, explique que a Páscoa é muito mais que apenas ovos de chocolate. Explique que a Páscoa tem o significado de ressurreição, renascimento, renovação, e que os ovos são para nos lembrarmos do início da vida. A Páscoa é uma festa que celebra e comemora a vida e nos faz rever nossas atitudes e renová-las para sermos cada vez melhores.
  • Mostre para as crianças algumas músicas populares muito utilizadas na época da Páscoa. Você pode encontrar em nosso blog, algumas bem famosas como " Coelhinho da Páscoa e Coelhinho". Ensine a letra para as crianças e cante com elas. Monte coreografias simples e dance também! Isso deixará a aprendizagem gostosa e divertida!
  • Faça uma atividade divertida com as crianças. Providencie ovos cozidos (você pode pedir com antecedência para as famílias enviarem) e entregue um para cada criança. Distribua também tintas guache, canetinhas, colas, lantejoulas, glitter etc. e peça para cada criança pintar e decorar seu ovo da maneira que preferir. Quando terminarem, faça um amigo secreto de ovos cozidos de Páscoa, e assim, cada criança deverá entregar o seu ovo para o amigo que tirou. As crianças que quiserem poderão comer os ovos!!
  • Distribua a atividade educativa proposta na folha para as crianças. Fale um pouquinho sobre o verdadeiro significado da Páscoa para as crianças. Deixe-as falarem também. Cante alguma música de Páscoa com elas e explique a atividade. Diga que elas deverão escolher as cores de sua preferência e colorir o desenho com a mensagem de Feliz Páscoa. Pode ser usado lápis de cor, canetinha, giz de cera e até mesmo guache! Vale mesmo é usar a criatividade!! Quando todas as crianças tiverem terminado, elas deverão mostrar seu desenho para a turma e ao final do dia poderão levá-lo para a família como um cartão de Feliz Páscoa!!
  • Faça com as crianças a brincadeira " Dinâmicas e Brincadeiras: Coelhinho Sai da Toca”. É uma dinâmica muito divertida que possibilita que as crianças aprendam brincando.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Natureza e Sociedade Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

Comentários

X