(+01) 112 345 6789
+


Centopeia com dedinhos de tinta

Com esta atividade educativa as crianças aprendem a contar até 10 e utilizam os dedinhos com tinta guache para completar a centopeia de acordo com o numeral. Além de diversão, esta atividade desperta nas crianças a criatividade e a curiosidade, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, a criatividade, o tato e a linguagem visual e oral. Este material pode ser utilizado em casa ou em sala de aula, como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem.

Centopeia com dedinhos de tinta - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha e peça para que observem o desenho da centopeia. Leia as instruções e explique a atividade. Oriente as crianças para que molhem o dedinho em tinta guache ou tinta própria de carimbo e completem o corpinho da centopeia de acordo com o numeral (1 a 10).
  • Utilizando a atividade, aborde conceitos matemáticos como a contagem e relação entre os números e as quantidades. Trabalhe com músicas e brincadeiras que incentivam e possibilitam a aprendizagem dos números.
  • Trabalhe com impressão de pés e mãos. Você pode pedir para que as crianças imprimam os pés inteiros, só o calcanhar, apenas os dedos do pé, a mão inteira, somente a palma, a mão fechada, as pontas dos dedos, etc. Existem várias possibilidades, depende do que será representado.
  • Sugira a representação de animais utilizando a impressão dos pés ou mãos. Por exemplo, utilizando a digital você pode ajudá-los a representar passarinhos, girafa, peixinhos, aranha, abelha, etc. Utilizando a mão inteira é possível representar uma girafa, galinha, etc. Além de animais, com as impressões você pode sugerir que criem também um bolo, fantoches de dedo, árvores, flores, etc.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X