(+01) 112 345 6789
+


Centopeia com dedinhos de tinta

Com esta atividade educativa as crianças aprendem a contar até 10 e utilizam os dedinhos com tinta guache para completar a centopeia de acordo com o numeral. Além de diversão, esta atividade desperta nas crianças a criatividade e a curiosidade, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, a criatividade, o tato e a linguagem visual e oral. Este material pode ser utilizado em casa ou em sala de aula, como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem.

Centopeia com dedinhos de tinta - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha e peça para que observem o desenho da centopeia. Leia as instruções e explique a atividade. Oriente as crianças para que molhem o dedinho em tinta guache ou tinta própria de carimbo e completem o corpinho da centopeia de acordo com o numeral (1 a 10).
  • Utilizando a atividade, aborde conceitos matemáticos como a contagem e relação entre os números e as quantidades. Trabalhe com músicas e brincadeiras que incentivam e possibilitam a aprendizagem dos números.
  • Trabalhe com impressão de pés e mãos. Você pode pedir para que as crianças imprimam os pés inteiros, só o calcanhar, apenas os dedos do pé, a mão inteira, somente a palma, a mão fechada, as pontas dos dedos, etc. Existem várias possibilidades, depende do que será representado.
  • Sugira a representação de animais utilizando a impressão dos pés ou mãos. Por exemplo, utilizando a digital você pode ajudá-los a representar passarinhos, girafa, peixinhos, aranha, abelha, etc. Utilizando a mão inteira é possível representar uma girafa, galinha, etc. Além de animais, com as impressões você pode sugerir que criem também um bolo, fantoches de dedo, árvores, flores, etc.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO05 O eu, o outro e o nós Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X