A Centopéia e a Flor
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Ciências - Animais e Plantas - Coordenação Motora -
“A Centopéia e a Flor” é uma atividade grafomotora muito importante para o desenvolvimento das habilidades motoras finas e da coordenação olho-mão das crianças em idade de Educação infantil. Além disso, essa atividade também pode ajudar a criança a desenvolver a coordenação motora fina, a concentração e a atenção, que são componentes chaves no desenvolvimento físico e psicológico de uma criança.

Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de leitura com as crianças. Leia uma narrativa sobre centopéia para os pequenos. Capriche na entonação, na voz e estimule nas crianças o gosto pela história. Em nosso blog temos uma sugestão de narrativa que pode ser utilizadas como: “ A Centopéia e a Flor”. Leia para as crianças e converse sobre o que elas acharam. Aproveite para falar um pouco sobre a centopeia com as crianças.
- Explique para as crianças que na fauna brasileira existem vários tipos de animais e cada um tem sua característica e sua maneira de vida. Fale um pouco sobre a centopéia. Explique que as centopeias são animais pequenos e têm muitas, muitas pernas. Elas têm um corpo comprido e achatado e geralmente vivem em jardins ou em outros lugares verdes. Elas são animais noturnos, o que significa que preferem sair à noite para procurar por comida. As centopéias comem principalmente insetos, como baratas e besouros. Elas são muito úteis porque ajudam a controlar esses insetos em jardins e hortas. As centopéias são animais solitários e geralmente vivem sozinhas em suas tocas debaixo da terra. Elas são muito sensíveis ao toque e podem se assustar facilmente, então é importante ser gentil e cuidadoso com elas. As centopéias são animais muito legais de observar e são um ótimo exemplo de como a natureza é cheia de seres incríveis e únicos.
- Com o dedo no ar, peça para as crianças fazerem movimentos circulares como se fossem ondas. Faça um exemplo e peça para as crianças reproduzirem. Depois de ler uma narrativa com as crianças e conversar sobre a centopéia com elas, entregue a atividade pedagógica impressa na folha para as crianças. Entregue para cada criança a folha com a atividade educativa e mostre a Centopéia e a Flor. Leia o enunciado da atividade para as crianças. Explique que na imagem existe um caminho tracejado que elas deverão preencher com o lápis de cor de sua preferência para a centopéia conseguir chegar ao seu destino. Fique disponível para auxiliar as crianças se necessário.
- Entregue massinhas de modelar para as crianças e peça para cada uma fazer uma centopéia e uma flor. Depois de terminada a escultura, a criança deverá mostrar suas obras de arte e falar brevemente sobre elas.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Matemática | Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. |