+


Coelhinho da Páscoa - Música e Colagem

A proposta dessa atividade pedagógica para educação infantil é trabalhar com a criança a data comemorativa Páscoa, sua importância em nossa cultura e todo seu significado. Além disso, o trabalho com essa atividade possibilita a expressão artística através da música, da pintura e da colagem. Também podemos ensinar conhecimentos específicos como macio, áspero, duro e mole conversando sobre o pelo do coelho. A coordenação motora também é outra habilidade estimulada com essa atividade.

Coelhinho da Páscoa - Música e Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Mande com antecedência um recadinho na agenda das crianças para as famílias conversarem com as crianças sobre a Páscoa. Em sala de aula, numa conversa informal, pergunte para as crianças o que elas sabem sobre a Páscoa. Deixe as crianças falarem livremente. Pergunte se elas gostam da Páscoa, o que mais gostam, peça para cada uma falar o que é a Páscoa para elas. Depois explique que a Páscoa é muito mais que apenas ovos de chocolate. Explique que a Páscoa tem o significado de renascimento, renovação, e que os ovos são para nos lembrarmos do início da vida. A Páscoa é uma festa que celebra a vida e nos faz rever nossas atitudes e renová-las para sermos cada vez melhores.
  • Apresente para as crianças algumas músicas de Páscoa. Você pode encontrar em nosso blog, algumas bem famosas como "Coelhinho da Páscoa e Coelhinho". Cante e dance com as crianças. Isso deixará a aprendizagem gostosa e divertida!
  • Entregue massinhas de modelar para as crianças e peça para cada uma criar seu ovo de páscoa. Cada criança deverá fazer um ovo e decorar da maneira que gostar mais. Ao final, cada criança deverá apresentar sua obra de arte e presentear um amiguinho dizendo “Feliz Páscoa”. O amiguinho escolhido para receber o presente, deve agradecer, apresentar o seu ovo e escolher outro amiguinho para presentear e assim por diante até que todas as crianças tenham participado.
  • Entregue a atividade pedagógica proposta na folha para as crianças. Fale um pouquinho sobre o verdadeiro significado da Páscoa com as crianças. Cante a música de Páscoa com elas e explique a atividade. Diga que todas deverão colar pedaços de algodão sobre o pelo do coelhinho para deixá-lo bem macio! Fique à disposição das crianças para ajudá-las se necessário. Ao final, cada criança deverá dar um nome para o seu coelho e apresentá-lo seu para os colegas.
  • Faça com as crianças a brincadeira “Coelhinho sai da toca”. Escolha algumas crianças para serem a toca (de 3 a 4 crianças podem ser a toca. Elas devem ficar em pé de mãos dadas, formando um círculo). Escolha outras crianças para serem coelhos (cada criança escolhida para ser coelho deverá ficar agachada dentro do círculo formado pelas crianças que são a toca). Escolha uma criança para começar ficando no meio das tocas. Essa criança deverá falar: “Coelhinho sai da toca” e nesse momento todos os coelhinhos devem sair da toca e buscar uma nova toca. Nesse momento, a criança que estava no meio das tocas escolhe uma toca para ficar e a criança que estava de coelhinho que ficar sem toca, vai para o meio das tocas e dá o comando novamente: “Coelhinho sai da toca” e assim por diante! As crianças geralmente adoram essa brincadeira.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Música Interpretação de músicas e canções diversas.
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo.
Artes Visuais Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
Natureza e Sociedade Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

Comentários

X