(+01) 112 345 6789
+


Colagem com barbante - retângulo e triângulo

Atividades de artes que envolvem colagens com diferentes materiais podem ser utilizadas tanto na creche quanto na pré-escola, sendo excelentes para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças. Além de diversão, esta atividade proporciona o contato com diferentes materiais como lã e barbante e, ainda, permite trabalhar com conteúdos matemáticos como formas geométricas. Com este material lúdico, pais e professores podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem e, ainda, ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades artísticas.

Colagem com barbante - retângulo e triângulo - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente a atividade educativa proposta na ficha para as crianças. Disponibilize pedaços de barbante ou lã e oriente-as a colar sobre os desenhos do retângulo e do triângulo. Oriente a turma no momento de posicionar corretamente o barbante ou lã sobre o desenho.
  • Aproveite a atividade para conversar com as crianças sobre as formas geométricas básicas, como retângulo, triângulo, quadrado e círculo. Distribua folhas em branco e peça às crianças que colem pedaços de barbantes no papel criando (livremente) formas geométricas como na atividade. Depois que o barbante estiver seco, oriente-as a colorir as formas geométricas utilizando lápis de cor, canetinha, tinta ou giz de cera.
  • Peça que criem um desenho livre e usem algum material para a colagem, como casca de ovo picadinha, macarrão, grãos de feijão, palito de fósforo, barbante, lã, algodão, papel colorido, etc.
  • Você pode também sugerir que utilizem diferentes técnicas artísticas, utilizando colagens de materiais em algumas partes do desenho e pintura em outras partes.
  • As crianças também podem utilizar os diferentes materiais de colagem para contornar números e letras.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.
X