(+01) 112 345 6789
+


Colagem com casca de ovo - pintinho

Com esta atividade educativa, pais e professores podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil através de técnicas que trabalham a coordenação motora e o controle das mãos e dedos para manipulação de diferentes materiais. Nesta atividade, as crianças podem utilizar pedacinhos de cascas de ovos para decorar o desenho do pintinho, explorando assim novas texturas e sensações.

Colagem com casca de ovo - pintinho - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Solicite aos pais e/ou responsáveis que separem cascas de ovos para a realização da atividade. As cascas de ovos devem sempre ser lavadas e colocadas ao sol para secagem e retirada de odores.
  • Apresente e explique aos alunos a atividade proposta na ficha. Oriente-os para que quebrem as cascas de ovos em pedaços bem pequenos e colem sobre o desenho da casca do pintinho, preenchendo o espaço em branco. Comente sobre a importância de se respeitar o traçado do desenho durante a colagem do material, para que a imagem não fique desconfigurada.
  • Você pode sugerir que as crianças façam algum desenho livre e utilizem materiais de colagem (cascas de ovo, cascas de lápis apontado, etc.) para decorar o desenho. Organize com a turma uma exposição dos desenhos produzidos.
  • Trabalhe também com a temática "Animais". Em roda converse com as crianças sobre as características da galinha e pintinhos, incentivando-as a levantar hipóteses sobre o tamanho, cor, o que comem, onde vivem, etc. Trabalhe músicas, parlendas, poemas ou histórias relacionadas ao tema.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X