(+01) 112 345 6789
+


Colagem com folhas

Esta atividade educativa tem como objetivo trabalhar e explorar movimentos de preensão e manipulação. Por meio do lúdico, as crianças podem explorar e manipular diferentes objetos como galhos, folhas secas, folhas verdes, etc. e, ainda, explorar suas propriedades. Este material também possibilita trabalhar relações simples de causa e efeito, como apertar, quebrar e triturar esse objetos. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um auxílio no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais divertido e estimulante.

Colagem com folhas - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicialmente, leve as crianças para um passeio no pátio ou área externa para observarem as plantas e árvores. Peça que coletem uma variedade de folhas (verdes ou secas). Leve para a sala de aula o material recolhido e converse com a turma sobre as diferentes formas, cores e texturas das folhas.
  • Incentive para que as crianças descrevam as características das folhas que coletaram. Levante algumas questões como: "Com o que as folhas se parecem?", "Elas tem algum algum cheiro?", "Quando apertadas, fazem algum som?", etc.
  • Converse com as crianças também sobre as árvores das quais as folhas caíram. Comente sobre a altura das árvores, os troncos, galhos e ramos e, também, sobre o cuidado que devemos ter com as árvores e plantas. Neste momento, você pode explorar também conceitos matemáticos como maior e menor, alto e baixo, etc.
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Peça que analisem a ilustração. Oriente a realização da atividade, fazendo a colagem com as folhas recolhidas no passeio.
  • Exponha as colagens em um espaço acessível aos alunos. Converse com eles sobre a exploração dos materiais, apreciando o resultado e incentivando-os a observar e comparar as cores, formas e texturas

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X