(+01) 112 345 6789
+


Colagem com palitos de fósforo - Sol

O objetivo desta atividade educativa de colagem com palitos de fósforo é auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil. Além de ser um passatempo lúdico e divertido, as atividades de colagem utilizando diferentes materiais como macarrão, palitos de sorvete, lã, barbante e sementes são uma excelente oportunidade para desenvolver a percepção visual, a coordenação motora fina e a criatividade das crianças do maternal e pré-escola.

Colagem com palitos de fósforo - Sol - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Proponha a atividade da ficha para as crianças. Mostre o desenho do sol e explique para a turma como a atividade será realizada. Primeiramente, disponibilize giz de cera ou lápis de cor e peça que pintem o sol. Em seguida, disponibilize lã de cor amarela e oriente-os a colar o fio de lã no contorno do sol, pedindo para que tomem cuidado ao passar a cola e posicionar a lã no papel. Por fim, disponibilize palitos de fósforo e peça que colem sobre os raios de sol seguindo os pontilhados.
  • Proponha uma arte livre (pode ser abstrata) utilizando algum material para colagem como barbante, lã ou sementes, e deixe que as crianças interajam com o material utilizado.
  • Disponibilize revistas antigas e peça às crianças para que recortem partes do rosto (boca, olhos e nariz). Em uma folha de papel A4 faça o contorno do rosto e peça para as crianças colarem as partes recortadas para completar o rosto. Você pode também sugerir que colem pedaços de barbante e lã para fazer os cabelos. Ao final, organize uma exposição com os trabalhos de cada criança.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X