(+01) 112 345 6789
+


Colorindo desenhos com a vogal A

As crianças em idade pré-escolar podem aprender as vogais e reconhecer seus sons através de brincadeiras e atividades lúdicas, auxiliando assim no processo de descoberta da escrita e da leitura. Além de trabalhar com a vogal "A", esta atividade educativa também auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade e da linguagem oral e visual.

Colorindo desenhos com a vogal A - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com a turma sobre as vogais e mostre as vogais no uniforme das crianças, nos seus nomes e objetos na sala de aula. Escreva a vogal A (bem grande) na lousa em caixa alta.
  • Apresente a vogal feita em E.V.A., lixa, esponja ou outro material que as crianças possam tatear. Peça às crianças que tateiem a letra observando os movimentos necessários para contorná-la. Explore também o movimento de escrita da vogal A com o dedo no ar, na areia, em cartelas de lixa ou sobre a carteira.
  • Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha e oriente-os para a realização da atividade. Peça aos alunos que observem os desenhos na ficha e nomeie-os. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera colorido e oriente-os a colorir apenas os desenhos cujos nomes se iniciam com a letra "A".
  • Escreva os nomes dos desenhos na lousa (ou apenas o nome daqueles que se iniciam com a vogal A) e, se possível, explore outros conceitos além da vogal "A" como: o reconhecimento de outras letras do alfabeto, as sílabas, os sons, a contagem de letras em cada palavra, etc.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X