+


Colorindo desenhos com a vogal O

Esta atividade educativa auxilia no reconhecimento das letras do alfabeto, em particular da vogal O, contribuindo assim para o processo de descoberta da leitura e escrita. Ainda, com este material as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver, através do lúdico, suas habilidades de escrita, leitura, processamento visual, entre outras.

Colorindo desenhos com a vogal O - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva a vogal O (em tamanho grande) na lousa em caixa alta. Converse com as crianças sobre as vogais, mostrando a letra nos seus uniformes, nomes e objetos em sala de aula.
  • Explore os movimentos necessários para escrita da vogal O com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina, etc. Apresente a vogal O feita em E.V.A., esponja, lixa fina ou outro material e peça para que as crianças tateiem a letra observando os movimentos necessários para contorná-la.
  • Oriente a realização da atividade proposta na ficha. Peça aos alunos que observem os desenhos na ficha e nomeie-os. Em seguida, disponibilize lápis de cor ou giz de cera colorido e oriente-os a colorir apenas os desenhos cujos nomes começam com a vogal "O".
  • Escreva na lousa algumas palavras cujos nomes começam com a vogal em estudo e, utilizando um alfabeto móvel, peça para que as crianças reproduzam as palavras.
  • Trabalhe também com músicas e histórias sobre as vogais. Após a atividade, você pode sugerir que façam um desenho livre para ilustrar a música ou história trabalhada.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X