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Comparação - Maior, Menor ou Igual

Os símbolos de maior, menor e igual fazem parte dos conhecimentos matemáticos e devem ser ensinados para as crianças durante seu período de alfabetização. Com esta atividade educativa é possível ensinar esses conceitos matemáticos de uma maneira prática, eficiente e divertida. Ao contar os grupos de animais e descobrir se os números são maiores, menores ou iguais, as crianças desenvolvem habilidades matemáticas importantes para a sua formação.

Comparação - Maior, Menor ou Igual - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre os conceitos "maior que", "menor que" e "igual a". Confeccione o símbolo "maior que" ("menor que") usando palitos de sorvetes, E.V.A. ou papel cartão. Solicite às crianças que façam bolinhas de papel. Monte dois grupos de bolinhas, um com quantidade maior (menor ou igual) ao outro e peça para as crianças compararem os grupos utilizando o símbolos confeccionados.
  • Se as crianças já estiverem familiarizadas com os numerais (0 a 10, 11 a 20, etc.), confeccione cartões com um numeral em cada e peça aos alunos para compará-los utilizando os símbolos de "maior que", "menor que" ou "igual a".
  • Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia as instruções e oriente-os para a realização da atividade. Inicialmente, as crianças devem contar a quantidade de animais em cada grupo nas linhas e descobrir se os números são maiores, menores ou iguais. Em seguida, devem comparar o grupo da esquerda com o grupo da direita utilizando os símbolos matemáticos > (maior que), < (menor que) ou = (igual a).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
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