+


Compras no Supermercado – Cheio ou Vazio

Essa atividade educativa tem o objetivo de transmitir conceitos de grandezas e medidas matemáticas para as crianças em idade de educação infantil, mais especificamente as noções de “Cheio e Vazio”, além de possibilitar também o desenvolvimento de habilidades manuais na execução do traçado e riscado, e também o desenvolvimento de habilidades de percepção visual. É uma atividade lúdica, divertida, bem instrutiva e muito fácil de ser trabalhada e, por isso, pais e professores (a) podem utilizá-la para melhor aprendizagem das crianças.

Compras no Supermercado – Cheio ou Vazio - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie o dia informando para as crianças que na aula de hoje será falado sobre duas noções de grandezas e medidas matemáticas: o Cheio e o Vazio. Escreva na lousa Cheio e Vazio. Leve duas bexigas para a sala de aula e encha uma na frente dos alunos. Mostre as duas bexigas para os alunos e pergunte qual bexiga eles acham que está cheia e qual eles acham que está vazia. Deixe as crianças se expressarem livremente e vá orientando as informações.
  • Leve dois copos para a sala de aula e encha um com água. Pergunte para as crianças qual o copo vazio e qual o copo está cheio. Deixe as crianças falarem e explicarem seu ponto de vista. A partir do relato das crianças, reforce os conceitos de cheio e vazio.
  • Conte para as crianças uma breve historinha: “Era uma vez Pedro e Nina. Pedro e Nina eram amigos e um dia foram fazer compras com suas mães no mesmo dia, hora e lugar. Chegando no supermercado as mães de Pedro e Nina pegaram um carrinho cada uma. A mãe de Pedro encheu o carrinho com os produtos que precisava comprar, porém a mãe de Nina não colocou nenhum produto em seu carrinho. Ao final das compras, qual carrinho vocês acham que ficou cheio e qual carrinho ficou vazio? Faça essa discussão com as crianças e estimule a participação de todas!
  • Entregue a atividade educativa proposta na ficha para as crianças. Entregue para cada criança sua ficha e explique que existem dois carrinhos de supermercados desenhados na folha, sendo que um está cheio e o outro vazio. Pergunte para as crianças qual é o carrinho cheio e qual é o vazio. Depois que elas aprenderem, peça para as crianças riscarem por cima do carrinho vazio e circularem o carrinho cheio. Fique disponível para orientar as crianças que tiverem mais dificuldade.
  • Leve as crianças para um parquinho ou quadra de areia e proponha uma brincadeira de cheio e vazio. Distribua copinhos e explique que toda vez que você gritar cheio, as crianças deverão colocar areia no copinho até encher o copo e quando você gritar vazio elas deverão jogar a areia fora. Faça isso várias vezes de maneira dinâmica e divertida!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.

Comentários

X