(+01) 112 345 6789
+


Contagem - Menos ou Mais?

Nesta atividade educativa as crianças devem contar o número de elementos em cada grupo e, então, decidir qual o grupo que contém mais elementos. Após a contagem dos objetos em cada grupo, eles devem pintar os desenhos do grupo com mais itens. Este exercício ajudará as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas habilidades de contagem e observação, além de conceitos matemáticos como comparação e relação de números com quantidades.

Contagem - Menos ou Mais? - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Trabalhe o conceito "mais" e "menos" através de jogos e brincadeiras. Por exemplo, mostre três potes com bolinhas para a turma: um com poucas bolinhas, outro com mais bolinhas e um terceiro com muito mais bolinhas. Levante questões como "Qual dos potes têm mais bolinhas?", "E qual tem menos?", etc. Incentive o diálogo e a construção de hipóteses. Você pode repetir esta atividade com outros materiais, por exemplo, potes com grãos, potes com moedas, brinquedos, etc.
  • Solicite aos alunos, com antecedência, que tragam para a sala de aula uma determinada quantidade de brinquedos, figurinhas ou recortes de revistas. Por exemplo, peça que tragam 6 recortes de revistas. Peça que cada criança escolha um, dois ou três recortes entre os 6 que trouxe. Depois peça que cada um compare a sua escolha com a de um amigo, para ver se escolheu mais, menos ou a mesma quantidade de recortes.
  • Você pode propor a construção de um painel colando os recortes que cada criança escolheu. Esta atividade também pode ser realizada individualmente, em que cada criança faz a colagem dos seus recortes em uma folha.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça às crianças para que contem, em cada coluna, o número de elementos em cada grupo e então decidam qual o grupo com o maior número de elementos. Em seguida, peça que pintem os desenhos do grupo mais elementos.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

Comentários

X