(+01) 112 345 6789
+


Contando as bandeirinhas da Festa Junina

As bandeirinhas além de servirem de decoração na Festa Junina, também nos ajudam no ensino da Matemática na Educação Infantil. Nessa atividade, a criança é estimulada a contar, escrever os números e colorir seu desenho. Ela aprende entre outras coisas, a contar e fazer relação dos números com a quantidade que ele representa.

Contando as bandeirinhas da Festa Junina - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Relembre com as crianças os números. Escreva na lousa os números de 0 a 10.
  • Na lousa, peça para cada criança desenhar a quantidade que cada número representa. Ela pode fazer círculos, corações, flores, o que preferirem. Você escreve o número e a criança desenha na frente dele a quantidade que o número representa.
  • Apresente para a criança a atividade proposta na folha. Fale um pouquinho sobre as bandeirinhas como parte importante da decoração da Festa Junina e explique que juntos, irão contar as bandeirinhas e escrever na figura a frente, o número de bandeirinhas de cada varal. Ao final da atividade, oriente as crianças a pintarem o desenho de maneira bem colorida.
  • Pegue papeis de seda coloridos, ou até mesmo pedaços de tecidos e corte com as crianças no formato de pequenas bandeirinhas. Agora, peça para que cada criança cole o recorte sobre o desenho da atividade, decorando-o de maneira bem criativa.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Comentários

X