(+01) 112 345 6789
+


Contando e pintando

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da psicomotricidade das crianças em idade pré-escolar e proporcionar o estudo da Matemática na educação infantil. Por meio de conceitos básicos como números, contagem e operações, as crianças da educação infantil têm a possibilidade de ampliar seu pensamento lógico-matemático além de explorar diversas outras habilidades. Pais e professores podem utilizar este material lúdico, em casa ou na sala de aula, proporcionando um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e estimulante.

Contando e pintando - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com os alunos sobre os números, sua importância no nosso dia a dia e sua relação com quantidades. Explore a contagem mecânica através de brincadeiras onde as crianças iniciam a contagem a partir do um, como esconde-esconde, amarelinha, etc.
  • Explore a contagem usando palitos de sorvete, palitos de fósforos, blocos lógicos, etc. Separe prendedores de roupa ou clipes. Confeccione cartões com números e peça às crianças para que coloquem a quantidade de prendedores (ou clipes) correspondente ao número indicado no cartão.
  • Você pode também confeccionar um cartaz, em papel cartão ou cartolina, e colocar bolsos feitos em E.V.A. Em cada bolso fixe um número (que pode variar de acordo com a idade e série das crianças). As crianças devem colocar em cada bolso a quantidade de palitos de sorvete, por exemplo, relacionada ao número indicado no bolso.
  • Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Leia a instrução, mostre os desenhos das joaninhas e realize a atividade com a turma. Oriente-os a contar o número de bolinhas brancas nas asas de cada joaninha. Em seguida, usando lápis de cor ou giz de cera, peça às crianças para que pintem no quadro o numeral correspondente às bolinhas.
  • Aproveite a atividade para conversar com as crianças sobre os insetos e a sua importância para o nosso planeta. Estimule o conhecimento e identificação dos insetos, aqueles que nos auxiliam, o meio em que vivem, etc.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
X