(+01) 112 345 6789
+


Contando as partes do corpo

Esta atividade lúdica para a educação infantil trabalha com elementos do corpo humano como mãos, pé, nariz, boca, olhos e orelha, permitindo que a criança aprenda também conceitos da matemática como identificação de números perceptuais (números de 1 a 5) e a correspondência biunívoca na contagem desses elementos do corpo. Com isso, através do lúdico, as crianças vivenciam situações que envolvem quantidades, contagens e operações, que são conceitos fundamentais para o processo de aprendizagem matemática.

Contando as partes do corpo - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Organize as crianças em uma roda e inicie uma brincadeira envolvendo os números. Por exemplo, brinque com os dedos solicitando que a turma mostre diferentes quantidades: quantos pés, boca, nariz, orelha e quantas mãos temos, quantos dedos em cada mão, quantos olhos temos, quantos anos cada um tem, etc. Neste início só devem ser utilizadas quantidades menores que 5.
  • Leve para a sala de aula CD's e cante com a turma músicas que envolvam conceitos como contagem e falam das mãos, dos dedos, e também elementos do corpo humano. Para isto sugerimos músicas como "Os Dedinhos", "Cabeça, Ombro, Joelho e Pé", "As Mãozinhas".
  • Apresente para a turma a atividade educativa proposta na ficha. Oriente as crianças a realizarem a atividade. Neste momento, peça que observem os desenhos e, para cada um, conte quantos temos em nosso corpo. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de cor e solicite que pintem a quantidade de quadradinhos correspondente a contagem de cada elemento do corpo.
  • Proponha um jogo com dados ou fichas. Você pode construir dados especiais, por exemplo duas faces com o número 1, duas faces com o número 2 e duas faces com o número 3 (você pode utilizar também as quantidades ao invés de sua representação numérica). Coloque em uma caixa palitos de sorvete, tampinhas ou peças de encaixar e, com as crianças em uma roda, inicie o jogo. Cada um deve jogar o dado e contar quantos pontos tirou, em seguida ir até a caixa e retirar a quantidade de peças correspondente. Cada criança vai juntando suas peças e no final você pode montar uma tabela e colar os palitos ou tampinhas que cada um tirou, ou ainda se trabalhar com peças de encaixar pode solicitar que as crianças construam algo com elas. Uma outra ideia é substituir os dados por fichas com as quantidades (no máximo 5), colocá-las em um saco ou caixa para que as crianças possam ir retirando e realizar o jogo da mesma forma.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
X