(+01) 112 345 6789
+


Contorno do Corpo Humano

O objetivo dessa atividade educativa é enriquecer o trabalho em sala de aula e proporcionar às crianças da creche o conhecimento do seu próprio corpo, de suas capacidades de movimento, percepção, coordenação, criatividade, etc. Nesta atividade, destaca-se principalmente o trabalho com a linguagem oral e corporal, o conhecimento de nós mesmos e das pessoas com as quais convivemos além da exploração e manipulação de materiais de pintura. Relacionado à atividade proposta na ficha você também encontra sugestões de trabalho, proporcionando em todos os momentos um processo de ensino e aprendizagem divertido.

Contorno do Corpo Humano - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Leve as crianças a uma sala com espelhos. Caso a escola não tenha uma sala desse tipo, leve para a aula, se possível, um espelho comprido. Oriente as crianças a observarem seu próprio corpo e o corpo de seu colega, expressando oralmente o que estão observando. Converse com elas sobre as suas características, semelhanças entre os membros do corpo e com o corpo do outro.
  • Pergunte aos alunos o que acharam quando se viram no espelho, o que foi mais legal e se gostaram de se ver.
  • Converse com as crianças enfatizando as semelhanças e diferenças físicas, por exemplo cor dos olhos, cabelo, pele, altura etc.
  • Organize as crianças em uma roda e trabalhe a música "Agora eu quero ver", fazendo os movimentos com o corpo conforme a letra da música. Mostre como se faz e, em seguida, peça que as crianças a acompanhe.
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Disponibilize giz de cera ou outro lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir o contorno do corpo e, depois, observar e desenhar o que está faltando. Nesse momento, lembre as crianças do que deverá ser desenhado, perguntado: "o que está faltando nesse desenho?", "o rosto está completo?", "não esqueçam de desenhar o cabelo!" etc. Depois disponibilize lápis de cor e peça que pintem como quiserem.
  • Leve para a sala de aula uma folha de papel Kraft. No chão na sala de aula ou em um espaço externo, escolha um menino ou menina para deitar sobre a folha e fazer o contorno do corpo. A turma ajudará a enfeitar o desenho com olhos, nariz, boca, cabelo etc.
  • Disponibilize folhas de jornal e oriente as crianças a confeccionar bonecos de jornal.
  • Você pode também propor às crianças brincadeiras e exercícios corporais como pular em um pé só, brincar de estátua, morto-vivo etc.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X