(+01) 112 345 6789
+


Coordenação Motora - Curvas

Esta atividade educativa tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina e a coordenação viso-motora, e é destinada aos alunos de educação infantil - creche. Com esta atividade as crianças podem aperfeiçoar os gestos relacionados ao traçado no desenho e a escrita, cobrindo os pontos que formam as curvas como proposto na ficha. Esta atividade promove também a exploração e manipulação de lápis grosso, como o giz de cera, além da exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais.

Coordenação Motora - Curvas - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Reproduza com as crianças os movimentos que representam os quiques da bola utilizando o dedo no ar, o giz na lousa ou sobre a mesa. Em seguida, solicite que as crianças passem o dedo por cima de cada curva na ficha.
  • Disponibilize giz de cera ou outro tipo de lápis de ponta grossa para as crianças e oriente-as a cobrir as curvas tracejadas na ficha da esquerda para a direita, conforme proposto na atividade.
  • Em uma área externa, utilizando uma bola mostre para as crianças os movimentos dos quiques.
  • Proponha o exercício do desenho cego. Organize uma roda com as crianças e disponibilize papel para desenho. Peça que elas fechem os olhos e tentem desenhar os quiques da bola. No final, converse com os alunos sobre a atividade e peça que contem como foi a experiência de desenhar sem olhar o papel.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X