+


Coordenação Motora - Linhas Inclinadas

O objetivo desta atividade educativa com linhas inclinadas tracejadas é auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e habilidades manuais das crianças na educação infantil. Este material lúdico propõe às crianças trabalhar diferentes movimentos gestuais e explorar diversos materiais como giz de cera e lápis de ponta grossa, preparando-as para a escrita. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um auxílio didático no processo de ensino e aprendizagem.

Coordenação Motora - Linhas Inclinadas - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Trace na lousa linhas inclinadas começando de cima para baixo e também de baixo para cima. Peça às crianças que reproduzam os movimentos de traçado das linhas inclinadas com o dedo no ar, na areia, sobre a mesa, em cartelas de lixa, etc.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as linhas inclinadas para descobrir a direção que o foguete que está indo. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as linhas inclinadas tracejadas. A mesma atividade pode ser realizada utilizando bolinhas de papel crepom, grãos ou tinta guache para cobrir as linhas tracejadas.
  • Proponha às crianças uma brincadeira de desenho cego. Organize-as em uma roda, disponibilize papel e lápis para desenho e, em seguida, solicite que fechem os olhos e tentem desenhar linhas inclinadas, começando de cima para baixo e de baixo para cima.
  • No chão da sala de aula ou em um espaço externo, faça desenhos de linhas inclinadas e peça para as crianças que andem sobre as linhas fazendo diferentes movimentos, por exemplo de braços abertos, na ponta dos pés, com as mãos na cabeça, etc.
  • Faça algum desenho simples, por exemplo de uma casa, e mostre para as crianças que neste desenho podem ser encontradas diferentes linhas. As linhas inclinadas podem ser utilizadas para fazer o telhado da casa, enquanto linhas verticais ou horizontais podem ser utilizadas para fazer as paredes, janelas e portas. Essa atividade pode ser realizada com qualquer outro desenho que você achar interessante para o estudo de linhas ou curvas.
  • Leve as crianças para um passeio e peça para observarem e identificarem as linhas estudadas no ambiente à sua volta.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO02 O eu, o outro e o nós Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X