(+01) 112 345 6789
+


Coordenação Motora - Linhas Verticais

O objetivo desta atividade educativa é auxiliar os alunos da educação infantil, particularmente alunos da creche, a desenvolver suas habilidades manuais. Esta atividade de coordenação motora propõe às crianças cobrir as linhas verticais tracejadas, aperfeiçoando assim seus gestos relacionados com o traçado no desenho, o encaixe etc, preparando-as para a escrita. Além disso, propõe outras diferentes atividades práticas de coordenação motora e visomotora com o intuito de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido.

Coordenação Motora - Linhas Verticais - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Trace linhas verticais na lousa. Peça que as crianças façam os movimentos de traçado das linhas verticais com o dedinho no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina etc. Reproduza os movimentos com as crianças.
  • Apresente a atividade proposta na ficha aos alunos. Peça que passem o dedinho sobre as linhas verticais na ficha. Em seguida, disponibilize giz de cera, lápis de ponta grossa ou até mesmo guache e oriente-os a cobrir as linhas verticais tracejadas.
  • Brinque com as crianças de "chuvinha de papel". Organize a turma em uma roda, disponibilize revistas e jornais antigos e peça que piquem as páginas livremente. Em seguida, junte os papéis picados e oriente as crianças a joguem para cima para fazer chuvinha. Os papéis picados podem ainda ser utilizados em outras atividades envolvendo colagens.
  • Oriente as crianças a rasgarem tiras de revistas ou jornais. Ajude-as a confeccionar cabelos de bonecas, perucas ou colagens com as tiras de papel.
  • Brinque com as crianças de desenho cego. Organize-as em uma roda, disponibilize papel e lápis para desenho e, em seguida, peça que fechem os olhos e tentem desenhar as linhas verticais. Você pode aproveitar os papéis picados da "chuvinha de papel" e pedir que façam bolinhas de papel para colar sobre as linhas desenhadas.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X