+


Coordenação Motora - Pintura

Esta atividade educativa é voltada para alunos da creche, sendo ideal para exercitar a coordenação motora fina e desenvolver a habilidade no manejo de objetos destinados à pintura e escrita. Nesta atividade a criança deve observar o caminho e pintá-lo utilizando giz de cera, ou algum outro material para pintura como tinta guache, conforme proposto na ficha. Com esta atividade você incentiva a exploração e manipulação de materiais de pintura, e ainda, o reconhecimento de movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.

Coordenação Motora - Pintura - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Peça às crianças que observem a ilustração na ficha de atividade e descrevam o que podem ver.
  • Converse com as crianças e estimule-as a contar o que vêem e encontram no caminho para casa, por exemplo, se encontram um amigo, passam por uma padaria etc.
  • Peça também que descrevam a paisagem do caminho até sua casa.
  • Apresente a atividade proposta na ficha às crianças. Diga à elas que o garotinho João precisa voltar para sua casa e que é preciso levá-lo até lá. Disponibilize giz de cera e oriente as crianças a pintar o caminho do João até sua linda casinha.
  • Peça às crianças que desenhem a própria casa, depois disponibilize lápis de cor e oriente-as a pintar como quiserem.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO02 O eu, o outro e o nós Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
EI02ET06 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X