+


Cores e Formas Geométricas

Com esta atividade educativa as crianças do Maternal podem adquirir conhecimentos sobre as cores primárias e também aprender sobre as formas geométricas. Esta atividade auxilia a criança a identificar, utilizar e reproduzir as cores e formas, desenvolver as percepções visuais, auditivas e táteis, além de ampliar o vocabulário e apreciar as artes visuais. Esta ficha de atividade também pode ser utilizada em diversas outras situações, em casa ou na sala de aula, abordando outras diferentes cores e formas geométricas.

Cores e Formas Geométricas - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Organize as crianças em roda de forma que todos possam se olhar e interagir. Converse sobre as cores primárias e suas variações e sobre algumas formas geométricas (triângulo, retângulo, quadrado, círculo, losango). Utilizando desenhos na parede, fotos coloridas e até mesmo as roupas e sapatos dos alunos, mostre a diversidade de cores e formas que os cercam. Incentive a conversa perguntando, por exemplo, a cor preferida de cada um.
  • Proponha uma experiência com água e anilina nas cores primárias. Em uma garrafa pet transparente coloque água e pingue algumas gotas de anilina, peça que as crianças observem o resultado. Você pode também misturar algumas cores.
  • Apresente às crianças os Blocos Lógicos, valorizando suas formas e cores. Permita que as crianças manuseiem e observem os blocos. Faça perguntas para incentivar a observação, como por exemplo, "Vocês conhecem os Blocos Lógicos?", "Quais são estas figuras geométricas?", "Quais são suas cores?", etc.
  • Faça algumas formas geométricas de diferentes cores (azul, amarelo, vermelho, verde) em papel cartão ou EVA e espalhe pela sala de aula. Mostre uma forma geométrica aos alunos e peça que encontrem a mesma forma mostrada dentre aquelas espalhadas pela sala. Você pode também fixar as figuras nas roupas das crianças e pedir que se agrupem de acordo com a mesma forma geométrica.
  • Proponha brincadeiras utilizando as formas e as cores. Por exemplo, brinque de bolinhas de sabão e enfatize o formato, em seguida, peça às crianças para desenharem círculos de diferentes cores. Disponibilize desenhos de um sorvete na casquinha e peça que coloram apenas o triângulo de giz de cera amarelo.
  • Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera e peça às crianças que pintem as formas geométricas de acordo com as cores da legenda. Em seguida, oriente-os a ligar as formas iguais.
  • No pátio ou área externa, cole no chão algumas figuras geométricas de tamanho grande e de diferentes cores, por exemplo, um quadrado azul, um triângulo vermelho e um círculo amarelo. Brinque com as crianças dizendo: "Meninas no triângulo vermelho", "Meninos no quadrado azul", "Meninas de cabelo preso no círculo amarelo", etc.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO03 O eu, o outro e o nós Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI01EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
EI01ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI01ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
EI01ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X