(+01) 112 345 6789
+


Coronavírus - Cartilha Explicativa

Atualmente estamos vivendo a pandemia do Coronavírus. Esse vírus tem se espalhado de maneira extremamente rápida no mundo todo e tem deixado as pessoas apreensivas e preocupadas. Várias medidas foram tomadas para evitar ou diminuir o contágio entre as pessoas no Brasil. Nesse sentido é fundamental explicar para as crianças sobre o tema, no sentido de orientá-las dos cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação do vírus. Vale reforçar que informar é diferente de gerar pânico! É preciso antes de tudo, passar segurança para as crianças que tudo ficará bem pois os adultos responsáveis já estão cuidando de tudo. Muito importante ensinar sem alarmar. Nesse sentido, nós do Turminha entramos em contato com esse excelente material elaborado pela psicóloga e professora colombiana Manuela Molina, dona do site “ MindHeart ”, e deixaremos aqui para vocês, responsáveis e /ou educadores, consultarem caso que queiram utilizá-lo com as crianças.

Coronavírus - Cartilha Explicativa - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça uma roda de conversa com as crianças e pergunte se elas já ouviram falar sobre o coronavírus. Deixe as crianças falarem livremente. Ouça o relato das crianças e a partir desses relatos, inicie a explicação para as crianças. Em nosso blog, “ “Devemos ou não falar sobre o coronavírus com as crianças? ”, vocês encontrarão bastante informação de como abordar esse tema com as crianças de maneira correta.
  • Para deixar sua explicação mais lúdica, mostre para as crianças esse vídeo “ Coronavírus para mostrar para as crianças ”. Depois de assistir com as crianças converse sobre o que elas entenderam do vídeo e reforce os cuidados necessários para proteção e prevenção do contágio.
  • Lance entre as crianças a campanha: “Troque beijos, abraços e apertos de mãos por sorrisos!” e incentive-as a nesse momento que estamos vivendo, evitar o contato físico e ao invés disso, dar um belo sorriso para pessoa. Entregue folhas em branco para as crianças e peça para cada uma desenhar um belo sorriso!!
  • Imprima a cartilha explicativa, elaborada pela psicóloga e professora colombiana Manuela Molina, do site “ MindHeart ”, e a leia junto com as crianças. Vá explicando a cartilha para as crianças de maneira lúdica e serena e faça as atividades propostas na cartilha com as crianças. Ao final, converse com as crianças sobre como elas estão se sentindo após a explicação. Incentive o sentimento de segurança e força para juntos, lutarmos contra o vírus! Se você precisar da cartilha em outras línguas, no site “ MindHeart ” você encontrará a versão em Inglês, Italiano, Espanhol, Francês, Polonês e muitas outras línguas.
  • Explique para as crianças como se dá a transmissão do vírus pelo contato fazendo a experiência da “Pimenta Fujona”. Para isso você precisará de um prato com água, um pouco de pimenta do reino e um pouco de detergente. Disponha as crianças em roda e coloque o prato com água no meio da roda. Depois pegue a pimenta do reino e jogue no prato com água, explique para a criança que nessa experiência a pimenta representa o vírus. Coloque o dedo no prato com água e pimenta e depois tire, e pergunte para as crianças se ficou algum vírus no dedo. Elas verão a pimenta e dirão que sim. Então fale para as crianças que você irá lavar o dedo com detergente para tirar o vírus e mergulhe seu dedo no detergente. Feito isso, oriente as crianças de como o vírus reage quando a mão está limpa com o detergente e coloque novamente o dedo, agora com detergente, no prato com pimenta. Você e as crianças perceberão que as pimentas imediatamente se afastarão do dedo. Explique que por isso é tão importante lavar sem

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF05 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO03 O eu, o outro e o nós Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG04 Corpo, Gestos e Movimentos Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Artes Visuais Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
Natureza e Sociedade Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Natureza e Sociedade Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
Natureza e Sociedade Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

Comentários

X