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Crianças Brincando - Mais e Menos

O intuito dessa atividade educativa é trabalhar alguns conceitos matemáticos como noções de quantidades para as crianças em idade pré-escolar. Além de trabalhar especificamente as noções de quantidade “Mais e Menos”, essa atividade pedagógica também ajuda desenvolver nas crianças habilidades como percepção visual pois ajuda a identificar, sem contar, situações e conjuntos com mais ou menos elementos, além de ensinar comparações, observações, trabalho com as cores primárias e expressão oral. Por ser uma atividade pedagógica interdisciplinar, envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Arte e até (se quiser) Inglês.

Crianças Brincando - Mais e Menos - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Leve as crianças para a quadra da escola ou o pátio. Proponha para as crianças dois tipos de brincadeiras. Por exemplo: pergunte quem quer brincar de pular corda e quem quer brincar de pega-pega. Divida as crianças em grupos de acordo com as preferências escolhidas por elas. Oriente as brincadeiras e deixe-as brincarem um pouco. Você pode propor outras brincadeiras como: queimada, lenço atrás, dança das cadeiras, corre cutia etc. São infinitas as possibilidades.
  • Após as brincadeiras, reúna todas as crianças em roda e inicie uma conversa. Faça perguntas como: Vocês gostaram das brincadeiras? Foi divertido? Tinha bastante criança brincando com vocês? Deixe as crianças falarem e se expressarem livremente. Pergunte em qual das brincadeiras tinham mais crianças brincando e deixe as crianças falarem. Peça então que as crianças se dividam em dois grupos: quem brincou de pega-pega deve ficar atrás do professor e quem brincou de pular corda deve ficar na frente do professor. Refaça a pergunta: “Em qual brincadeira tinham mais crianças brincando?”, e verifique com as crianças se elas acertaram a resposta.
  • Divida a lousa em duas partes. Em uma das partes escreva MAIS e na outra parte escreva MENOS. Desenhe muitos círculos (mais de seis círculos) embaixo da palavra mais e apenas três embaixo da palavra menos. Pergunte para as crianças de que lado da lousa tem mais círculos.
  • Crie atividades práticas que envolvem as noções de quantidades e comparações entre mais e menos. Você pode fazer isso usando materiais da sala de aula como giz de cera, lápis de cor, brinquedos, cadeiras etc. Pode inclusive usar até mesmo as próprias crianças perguntando se na sala tem mais meninos ou meninas, se tem mais crianças com cinco anos ou quatro etc.
  • Introduza a atividade educativa proposta na folha. Fale novamente sobre noções de quantidade “Mais e Menos”. Converse com as crianças e pergunte quem gosta de brincar de pega-pega levanta a mão, e quem não gosta dessa brincadeira levanta a mão. Conte quantas crianças gostam e quantas não gostam e depois pergunte para as crianças se mais crianças gostam ou não gostam de acordo com a opinião da turma. Mostre para as crianças as figuras de crianças brincando nos quadros da folha. Peça para elas colocarem o dedo sobre o quadro que tem mais crianças brincando. Depois, peça para elas pintarem de amarelo a moldura do quadro que tem mais crianças brincando e pintarem roxo a moldura do quadro que tem menos crianças brincando. Fique disponível para ajudar e tirar dúvidas das crianças enquanto elas fazem a atividade educativa.
  • Se você quiser deixar a aula interdisciplinar com a disciplina de Inglês, você poderá também explicar para as crianças como se fala Mais e Menos em inglês: Mais (more) e Menos (less).

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

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