(+01) 112 345 6789
+


Curto ou Comprido

Essa atividade educativa tem como intuito desenvolver nas crianças noções de grandezas matemáticas como “Curto e Comprido”. Além disso, essa atividade também possibilita o desenvolvimento das habilidades de observação, percepção visual e coordenação motora fina.

Curto ou Comprido - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Introduza os conceitos de Curto e Comprido de forma lúdica e concreta. Entregue para cada criança 03 canudinhos de diferentes tamanhos e peça para que elas levantem o canudinho mais curto. Em seguida peça para elas identificarem o canudinho mais comprido. Depois, peça que arrumem os canudinhos numa fila, começando pelo canudo mais curto e terminando pelo canudo mais comprido.
  • Na lousa, desenhe duas linhas, sendo uma grande e uma comprida. Com a ajuda das crianças, identifique a linha curta e a linha comprida. Vá conversando com as crianças e ouvindo delas exemplos de curto e comprido. Entregue revistas para as crianças e faça comparações entre os cabelos mais curtos e mais compridos. Para as crianças visualizarem melhor, aproveite também como exemplo, o comprimento dos cabelos dos colegas de sala para entenderem melhor esse conceito.
  • Proponha uma atividade prática na quadra da escola. No chão da grande desenhe dois caminhos diferentes, um curto e outro comprido, ambos chegando ao mesmo destino. Divida as crianças em dois grupos. Coloque os grupos em fila e distribua cada fila em um caminho. Peça para andem calmamente pelo caminho. Ao final, verifiquem o conversem sobre o resultado da dinâmica e troquem, o grupo que ficou com o caminho mais longo irá pelo curto e o outro pelo mais comprido. Ao final, conversem sobre o que aconteceu e o motivo. Incentive que as crianças percebam que um caminho é mais comprido e o outro mais curto.
  • Trabalhe com a criança a atividade educativa proposta na folha. Fale um pouquinho sobre o conceito de curto e comprido. Peça para as crianças passarem o dedinho sobre os dois caminhos. Converse com elas sobre qual caminho o dedinho demorou mais tempo passando. Distribua um pedaço de barbante e peça para as crianças colocarem o barbante sobre o caminho mais comprido, ou, no caminho onde o dedinho demorou mais tempo para passar. Ajude a criança a colar esse barbante. Feito isso, incentive as crianças a passarem um traço no caminho mais curto.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.

Comentários

X