(+01) 112 345 6789
+


Dentro e fora - contagem

Esta atividade lúdica propõe trabalhar conceitos matemáticos como noções espaciais, contagem dos números e também a relação entre os números e quantidades. Com este material as crianças da educação infantil podem explorar o conceito "dentro" e "fora", contando a quantidade de brinquedos que estão dentro e fora da caixa, e ainda desenvolverem habilidades cognitivas, corporais e visuais, importantes para seu processo de alfabetização.

Dentro e fora - contagem - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia as instruções e peça que observem o desenho da caixa com os brinquedos. Oriente os alunos a contar o número de brinquedos que estão dentro e fora da caixa e, em seguida, responder as questões.
  • Trabalhe os conceitos "dentro" e "fora" através de jogos e brincadeiras. Por exemplo, separe uma caixa ou cesta grande e coloque vários brinquedos dentro. Peça às crianças que tirem e coloquem os brinquedos na caixa. Repita esta atividade por diversas vezes, variando os brinquedos a cada atividade.
  • Proponha jogos com materiais alternativos, por exemplo, colocar moedas no cofre, introduzir palitos coloridos em um pote ou balde com furos. Você pode também disponibilizar algum desenho, por exemplo de um aquário e pedir para que as crianças colem peixinhos (confeccionados em E.V.A. ou papel cartão) dentro do aquário.
  • Proponha outra brincadeira utilizando, por exemplo, bambolês. Em um espaço externo, distribua bambolês pelo chão e coloque dentro de cada bambolê uma ficha numerada de 1 a 5 (o numeral pode variar com a idade e série das crianças). Espalhe vários brinquedos ou blocos lógicos ao redor dos bambolês. Peça para que as crianças, ao comando do professor(a), peguem a quantidade de brinquedos solicitada e coloquem dentro do bambolê com o numeral correspondente.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO02 O eu, o outro e o nós Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

Comentários

X