(+01) 112 345 6789
+


Descobrindo Formas Geométricas

Esta atividade educativa permite que as crianças do Maternal conheçam as formas geométricas que estão presentes em todos os ambiente em que vivem. Além disso, esta atividade permite desenvolver o raciocínio lógico e as coordenações motora e visual, ampliar o vocabulário, identificar e nomear formas geométricas, bem como desenvolver a criatividade através de desenhos livres. Relacionado à esta ficha você também pode encontrar sugestões de atividades que propiciam às crianças a visualização, exploração, contato e manuseio de diferentes objetos que compõem o universo das formas geométricas, possibilitando assim a criança identificá-las.

Descobrindo Formas Geométricas - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Leve para a sala de aula formas geométricas (quadrado, círculo, retângulo e triângulo). Você pode confeccioná-las em papel cartão, utilizar peças feitas em madeira ou ainda confeccionar um cartaz com imagens das formas geométricas.
  • Apresente para as crianças as formas geométricas. Pergunte aos alunos se eles já conhecem estas formas geométricas e pergunte a eles qual o nome das formas.
  • Converse com as crianças enfatizando a relação entre as figuras geométricas apresentadas e os objetos existentes na sala de aula.
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir o contorno da borboleta e, depois, observar as formas geométricas que estão nas asas da borboleta. Nesse momento, pergunte o nome das formas que eles observaram na borboleta. Depois disponibilize lápis de cor ou giz de cera de várias cores e peça que pintem o desenho como quiserem.
  • Peça às crianças que criem desenhos livres usando as formas geométricas. Você pode também propor uma atividade de recorte e colagem, procurando em jornais e revistas objetos com as formas geométricas aprendidas na aula.
  • No pátio ou área externa peça às crianças para observarem as formas geométricas encontradas no ambiente. Peça que eles descrevam as suas descobertas, por exemplo, "o quadrado tem a forma das janelas e das paredes da nossa sala", "o triângulo parece o telhado de uma casa", "o círculo tem a forma de uma bola", etc.
  • Você pode também organizar as crianças em uma roda e trabalhar com o poema "Rimas com as Formas Geométricas". Isso pode ser explorado de diferentes maneiras, por exemplo, você pode fazer cartazes na sala com as rimas e pedir que as crianças façam o desenho das formas geométricas para colocar nos cartazes ou, ainda, fazer um livrinho, em que cada folha tem a rima de uma forma geométrica e as crianças desenham a respectiva figura geométrica.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.
X