+


Descobrindo o Folclore Brasileiro!

Trabalhar o tema Folclore Brasileiro com crianças da Educação Infantil é fundamental para valorizar a cultura popular, promover o senso de identidade e desenvolver a imaginação infantil. Ao conhecer personagens como o Saci, a Iara, o Curupira e o Boto, as crianças entram em contato com narrativas encantadoras que fazem parte da formação cultural do nosso país. Essa atividade estimula habilidades importantes como a percepção visual, a atenção, a coordenação motora fina, a linguagem oral (por meio das conversas sobre os personagens) e o reconhecimento de símbolos culturais. Além disso, favorece o respeito à diversidade e estimula a curiosidade sobre as tradições brasileiras.

Descobrindo o Folclore Brasileiro! - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre o Folclore Brasileiro. Traga informações simples de maneira lúdica para as crianças entenderem. Você pode dizer que o Folclore Brasileiro é como um grande baú cheio de histórias incríveis que o povo conta há muito, muito tempo! Nessas histórias moram personagens mágicos, como o Saci, que tem uma perna só e adora brincar; a Cuca, que parece um jacaré e dá um pouco de medo, mas só vive nas histórias; a Iara, que é uma sereia que canta no rio; o Curupira, que tem os pés virados para trás e protege a floresta; e o Boto cor-de-rosa, que vive nos rios da Amazônia. Eles fazem parte da nossa cultura e nos ensinam a cuidar da natureza, respeitar os mais velhos e usar a imaginação. Mostre imagens desses personagens e converse um pouco sobre a história de cada um deles.
  • Faça um Caça ao Tesouro Folclórico. Organize uma brincadeira de caça ao tesouro com pistas espalhadas pela sala ou pelo pátio. Cada pista pode conter uma charada ou imagem relacionada a um personagem folclórico. Ao final, o "tesouro" pode ser um livro de lendas, uma caixa com personagens feitos de EVA ou mesmo um certificado de "Explorador do Folclore". Desenvolve raciocínio, colaboração e curiosidade.
  • Apresentação da atividade: Entregue para as crianças, a ficha de atividade e diga: “No desenho abaixo, você verá vários personagens bem fofinhos e divertidos! Mas cuidado: nem todos são do Folclore Brasileiro! Observe com atenção, procure e pinte apenas os personagens do folclore, como o Saci, o Curupira, a Iara, o Boto e a Cuca. Use as cores que quiser!”. Fique atenta e vá ajudando as crianças a descobrir os personagens no desenho antes de pintar. Depois que terminar, peça para as crianças mostrarem os personagens que encontraram e aproveite para conversar um pouquinho sobre cada personagem.
  • Confecção de máscaras folclóricas. Com papel cartão, tintas, lantejoulas, elásticos e cola, crie juntamente com as crianças, máscaras de personagens como o Boi-Bumbá, a Cuca ou o Boto Cor-de-Rosa. Durante a confecção, você pode conversar sobre a origem de cada personagem. Além de divertida, essa atividade estimula a coordenação motora fina, a criatividade e o conhecimento cultural.
  • Crie um painel colaborativo do folclore. Fixe um grande papel pardo na parede da sala e, ao longo da semana, cada criança contribui com um desenho ou colagem sobre um personagem ou lenda folclórica. No final, o painel será uma obra coletiva com os principais elementos do folclore. Essa ação fortalece o senso de grupo, o respeito pelas produções dos colegas e a construção coletiva do conhecimento.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Natureza e Sociedade Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

Comentários

X