+


Descobrindo Parlendas com Cor

Trabalhar atividades com parlendas na Educação Infantil é uma forma lúdica e rica de desenvolver múltiplas habilidades nas crianças. Ao desenvolver a atividade “Descobrindo Parlendas com Cor” e recitar o verso: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Menininha quando dorme, põe a mão no coração", os pequenos exercitam a atenção auditiva, a memória e a compreensão oral, pois precisam identificar as imagens que correspondem ao texto ouvido. Ao pintar somente as figuras que fazem parte da parlenda, a criança também aprimora a discriminação visual, o pensamento crítico, o vocabulário e o desenvolvimento da linguagem. Além disso, esse tipo de proposta estimula a coordenação motora fina através da pintura e fortalece a relação entre som, imagem e significado, o que contribui diretamente para o processo de alfabetização.

Descobrindo Parlendas com Cor - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho


BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Linguagem oral e Escrita Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Comentários

X