(+01) 112 345 6789
+


Descobrindo as sombras

Esta atividade educativa de ligar cada animal à sua sombra permite que as crianças em idade pré-escolar explorem diferentes movimentos e posturas corporais, proporcionando diversas experiências. Além disso, este material permite explorar, através do lúdico, a percepção rítmica e corporal para se expressar corporalmente por meio de danças, brincadeiras e outros movimentos e situações de interação.

Descobrindo as sombras - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Proponha um passeio até o pátio da escola ou área externa e peça para as crianças observarem alguns animais como formigas, borboletas, joaninhas, etc.
  • Desenvolva algumas atividades corporais em que as crianças podem mover-se imitando diversos os animais como: pulos de sapos, arrastar de cobras, saltos de canguru, movimentos de tartaruga, etc. Você pode também fazer gravações e propor atividades que integrem movimento e música.
  • Desenvolva também atividades para as crianças imitarem ações de locomoção como: correr, pular, andar devagar, engatinhar, saltar, andar mais rápido, etc.
  • Trabalhe com músicas que explorem movimentos corporais como as músicas "Caranguejo" e "Escravos de Jó". Brincadeiras que envolvem movimento corporal devem estar sempre presente no dia-a-dia da criança. Para isso você pode explorar brincadeiras de roda, danças folclóricas, jogos que envolvem uma sequência de ritmos, etc.
  • Apresente a atividade proposta na ficha e leia as instruções para as crianças. Incentive a turma a levantar hipóteses e nomear os animais cujas sombras estão representadas. Oriente os alunos a ligarem com um traço cada animal à sua sombra.
  • Brinque com as crianças de fazer sombras de animais na parede utilizando as mãos e sombras com o corpo, estimulando a expressão corporal e a linguagem oral.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF08 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
EI02ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Movimento Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
Movimento Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Movimento Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X