(+01) 112 345 6789
+


Desenhando o rosto

Com esta atividade educativa as crianças poderão familiarizar-se com elementos do seu próprio corpo, como o rosto, e do corpo do outro com os quais convive. No quadro indicado na ficha, as crianças podem desenhar o seu próprio rosto e também pintá-lo. É uma atividade indicada para alunos da creche que tem como objetivo a exploração e manipulação de diferentes materiais, como lápis de cor, giz de cera e também massa de modelar, através de brincadeiras e da interação com os outros.

Desenhando o rosto - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Peça às crianças que tragam para a escola uma foto de si mesmas. Mostre as fotos para a turma e peça que identifique e diga o nome do coleguinha.
  • Organize as crianças em roda e peça que as meninas levantem as mãos. Conte quantas meninas há na turma, representando a quantidade de meninas através de desenhos na lousa. Repita com os meninos. Peça às crianças que observem os desenhos na lousa e pergunte se há mais meninas ou meninos.
  • Separe a turma em dois grupos, um de meninas e o outro de meninos. Peça que só as meninas ou só os meninos façam algum movimento, como bater palmas, levantar os pés, pular etc. Repita os movimentos junto com eles.
  • Faça dois rostos na lousa, um de menina e um de menino, e peça que observem a ilustração.
  • Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha: "Você é menino ou menina? Desenhe o seu rosto no quadro." Oriente as crianças a desenhar o próprio rosto no quadro indicado na atividade, depois peça que pinte o desenho e mostre como ficou. Nesse momento, você deve questionar as crianças sobre o que deverá ser representado, por exemplo: "o que tem no rosto?", "não esqueçam de desenhar o cabelo!".
  • Distribua para cada criança massinha de modelar, ou prepare a receita da massinha junto com elas, e peça que criem o seu próprio rosto. Você também pode orientá-las a criar outros objetos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
X