(+01) 112 345 6789
+


Dia do Soldado - Pintura e Música

O objetivo principal dessa atividade educativa é despertar na criança o amor à pátria, homenageando um dos profissionais responsáveis por proteger nossa nação e manter a ordem social, o Soldado. Sabendo que no Brasil, dia 25 de agosto é comemorado anualmente o Dia do Soldado, aproveitamos a data para propor uma atividade lúdica e instrutiva que, além de trabalhar os conceitos expostos acima, também possibilita desenvolver na criança a oralidade, a musicalidade e a expressão artística.

Dia do Soldado - Pintura e Música - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Comece informando que aprenderemos sobre o Soldado. Pergunte para as crianças se elas sabem o que é um soldado, o que ele faz, porque ele é importante e incentive que elas interajam entre si e com você, expressando-se livremente. A partir das respostas das crianças comece uma explicação sobre os soldados, sua importância para a nação e a sociedade, fale sobre os diferentes tipos de soldados e informe também que no dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. Aproveitar para explicar do porque a comemoração é feita nessa data.
  • Ilustre sua explicação com o vídeo: Saiba um pouco mais sobre o Dia do Soldado Brasileiro, e depois converse com as crianças sobre o que elas acharam interessante no vídeo.
  • Confeccione com as crianças, usando jornais velhos, um chapéu de papel. Pegue uma folha de jornal, dobre ao meio no sentido da largura. Depois, acalque a unha por toda a dobra para marcar bem. Dobre novamente os cantos de cima até a dobra do centro e gire para que a borda dobrada fique na parte superior. Dobre os cantinhos de cima direito e esquerdo até a dobra vertical no meio da folha. Nesse ponto, vai parecer com uma casinha de papel. Dobre mais uma vez, uma das abas da parte de baixo para cima e dobre a aba para dentro. Vire a folha de jornal e dobre também a segunda aba para cima. Pronto! Agora é só abrir a base e colocar o chapéu na cabeça. Você pode pesquisar como fazer um chapéu aqui Como fazer seu chapéu.
  • Cante com os alunos a musiquinha Marcha soldado, e com chapeuzinhos de papel na cabeça, incentive as crianças a fazerem a marcha do soldado. Invente comandos simples para as crianças, imitando soldados, obedecerem, como: perna para frente, braço levantado...e assim por diante.
  • Entregue para as crianças a atividade da folha. Diga que na folha existe uma música que homenageia o soldado. Cante a música com as crianças. Explique o enunciado da atividade para todas elas e diga que deverão deixar o desenho do soldado bem bonito e colorido, e, para isso, elas poderão usar as cores que preferirem.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Natureza e Sociedade Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.

Comentários

X