(+01) 112 345 6789
+


Dia dos Pais - Carimbo do Pé

Essa atividade educativa tem como proposta a utilização do Dia dos Pais e a construção de um cartão mensagem para presentear os pais e ao mesmo tempo inserir na criança o reconhecimento do pai como um membro importante dentro da família e da sociedade, fortalecer os vínculos com a figura paterna e fomentar o sentimento de gratidão da criança pelo seu pai. É uma atividade lúdica, divertida de ser feita e ao mesmo tempo pode servir como uma linda recordação para os pais.

Dia dos Pais - Carimbo do Pé - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Procure se informar sobre a vida de cada criança. Como funciona a dinâmica de cada família e procure valorizar os diferentes tipos de famílias na abordagem da data comemorativa Dia dos Pais. Entregue uma folha para cada criança e peça para cada uma desenhar seu pai.
  • Depois que as crianças desenharem seu pai, peça para elas mostrarem os desenhos falando algumas características do seu pai. Ajude-as fazendo algumas perguntas do tipo: O que seu pai mais gosta, como ele se chama, como ele é, etc...
  • Mostre para as crianças esse vídeo: Capitão Papai”, assista mais de uma vez se as crianças pedirem. Converse sobre o papai que aparece na música. Quais as qualidades que são ressaltadas na música? Quais as qualidades dos pais que vocês mais gostam. Estimule as crianças a contarem uma situação vivida com os pais que elas guardam com carinho na lembrança.
  • Propor para as crianças que ao chegar em casa elas façam uma entrevista com o pai. Perguntem o nome completo do pai, o nome do pai do pai, qual o trabalho do pai, o que o pai mais gosta de fazer, de comer e de vestir, etc...Diga para elas perguntarem o que quiserem da vida do pai. Ao final da entrevista a criança deverá pedir para o pai uma foto dele para ela levar a escola. (avise tudo sobre essa atividade na agenda da criança para os responsáveis a ajudarem). No dia combinado, faça uma roda de conversa onde cada criança vai mostrar a foto e contar um pouco do seu pai para a turma.
  • Explique a atividade educativa do Dia dos Pais. Entregue para cada criança sua folha e leia para ela o que está escrito na folha. Depois explique a atividade. Diga para cada criança esperar a sua vez pois você irá ajuda-la com o carimbo dos pés. Vá de criança em criança, tire o sapatinho do pé esquerdo dela, pinte a sola do pé com guache e peça para ela pisar na folha de atividade no lugar que seu dedo está apontando. Segure o pezinho dela de forma leve para orientar o movimento. Em seguida limpe a tinta do pé da criança e calce novamente o sapato. Coloque as folhas para secar e depois entregue para os pais das crianças como lembrança.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Natureza e Sociedade Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.

Comentários

X