(+01) 112 345 6789
+


Direita e esquerda - formas geométricas

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor. Além disso, através do lúdico, este material também auxilia no desenvolvimento da coordenação, atenção, percepção espacial, bem como da linguagem oral e escrita.

Direita e esquerda - formas geométricas - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Disponha as crianças em círculo e converse com elas sobre as noções de direção - direita e esquerda. Levante hipóteses como: "Se estivermos de frente para um amigo, a mão direita dele estará do mesmo lado que a nossa?", "Qual a mão que vocês costumam segurar a maioria dos objetos?", etc.
  • Com as crianças em fila, peça que cada uma coloque, por exemplo, a mão esquerda no ombro esquerdo do colega da frente. Lembre-se que você deve ser o modelo, estando no início da fila. Esta brincadeira também pode ser realizada com as crianças em círculo. Neste caso você pode orientá-las, por exemplo, a colocar a mão direita no amigo que está a sua esquerda ou, ainda, o pé direito um passo á frente, etc.
  • Proponha brincadeiras em que as crianças devem realizar alguma atividade utilizando apenas uma das mãos (direita ou esquerda). Por exemplo, solicite que penteiem o cabelo usando apenas a mão esquerda; depois usando apenas a mão direita. Utilizando blocos, peça que montem uma torre usando apenas a mão direita e, depois, usando apenas a esquerda. No final desta brincadeira, você pode questionar as crianças sobre qual lado elas possuem mais facilidade.
  • Oriente as crianças para a realização da atividade educativa proposta na ficha. Leia os comandos em cada caixa e peça que pintem a forma geométrica de acordo com o comando (forma da direita ou esquerda).
  • Você pode utilizar esta atividade também para explorar outras temáticas como cores, formas geométricas e suas propriedades, etc.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.
X