+


A Dona Aranha - Música e Motricidade Fina

Trabalhar essa atividade educativa possibilita através da música popular “A Dona Aranha” o desenvolvimento da coordenação motora fina nas crianças em idade de Educação Infantil, além de permitir que as crianças aprimorem suas habilidades artísticas. É uma atividade bastante lúdica que desperta o interesse e motiva as crianças a participarem. Por ser uma atividade simples e muito gostosa de fazer, pais e professores podem realizá-las com as crianças.

A Dona Aranha - Música e Motricidade Fina - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a atividade apresentando para as crianças a música “A Dona Aranha”. Cante uma vez sozinha para as crianças, bem pausadamente e fazendo mímicas de acordo com a letra da música. Depois convide as crianças a cantarem a música com você. Você poderá encontrar a letra completa da música aqui A Dona Aranha.
  • Converse com as crianças sobre a música. Faça perguntas como: O que fala a música? Quem já viu uma aranha? E a partir daí, converse um pouquinho com as crianças sobre as respostas delas. Explique que a aranha é um inseto da nossa fauna brasileira, que a aranha faz a teia, que tem seu papel na cadeia alimentar e no equilíbrio ambiental, mas que pode ser venenosa e perigosa também.
  • Para ilustrar sua aula, mostre esse vídeo para animar as crianças: A Dona Aranha.
  • Distribua para as crianças a atividade educativa da folha. Mostre a música “A Dona Aranha” para as crianças e cante várias vezes com elas. Em seguida, diga que precisaremos ajudar a aranha a traçar suas perninhas. Peça para as crianças pegarem um lápis ou giz de cera e contornar as perninhas da aranha. Vá fazendo a atividade junto das crianças, ficando a disposição para ajudá-las com o movimento das mãos.
  • Através da música, você pode também trabalhar mímicas com as crianças. Você dá o comando e elas imitam. Podem imitar a letra da música, as perninhas da aranha, o movimento de subir, de cair etc. Dá até para criar uma coreografia!!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
Natureza e Sociedade Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
Matemática Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

Comentários

X