(+01) 112 345 6789
+


Emoji e a vogal E

O objetivo dessa atividade educativa é apresentar para as crianças em idade de educação infantil, mais uma letrinha do nosso alfabeto: a vogal “E”. Para ilustrar essa aprendizagem da vogal “E”, escolhemos a figura carinhosa de um EMOJI, pois aproveitaremos para falar um pouquinho sobre as diversas formas que podemos usar para nos comunicar uns com os outros, através de símbolos e códigos muito presentes em nosso dia a dia. Essa atividade desenvolve na criança a linguagem verbal, coordenação motora, expressão artística e introduz os conceitos de linguagem não verbal.

Emoji e a vogal E - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça uma roda de conversa com as crianças e informe que na aula de hoje estudaremos mais uma letrinha do nosso alfabeto: a vogal “E”. Escreva a vogal “E” na lousa, e diga para as crianças alguns exemplos de palavras começando com a letra “E”, (elefante, estrela, escada - por exemplo).
  • Peça para as crianças desenharem com o dedo no ar a vogal “E”. Faça o traçado da letra “E” no ar junto com elas. Depois peça para as crianças falarem exemplos de palavras que comecem com a vogal “E”. Vá anotando esses exemplos na lousa, destacando sempre a letra “E”.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa da vogal “E”. Peça para elas colocarem o dedinho sobre a letra “E” mostrando onde está a letrinha na folha. Depois oriente que elas passem o dedinho por todo o traçado da letra “E”. Depois, incentive as crianças a pintarem a letra “E” para deixá-la bem bonita. A cor pode ser a preferida de cada criança.
  • Pergunte para as crianças se elas conhecem o desenho ao lado da letra. Ouça pacientemente as respostas das crianças. Explique que o desenho é um EMOJI ou EMOTICON, que são símbolos usados para linguagem na internet que possibilitam uma comunicação rápida e de fácil entendimento. É como se fossem palavras no formato de desenho. Existem vários tipos e com vários significados. Podemos considerá-los uma forma de comunicação das pessoas, e, assim como as conversas verbais, os códigos e os símbolos também são muito importantes na nossa comunicação. Pergunte se as crianças conseguem entender o que o emoji do desenho está dizendo ou qual a mensagem que ele está passando.
  • Escreva EMOJI na lousa dando destaque para a vogal “E”. Leve algumas outras figuras de emojis e mostre para as crianças. Você pode aproveitar e trabalhar temas como: sentimentos, tecnologia e comunicação. Se for possível faça uma sessão cinema com as crianças e assista “Emoji – o Filme”.
  • Entregue canudinhos cortados para as crianças e oriente-as a montarem a letra “E” com os pedaços de canudinhos que receberam.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

Comentários

X