(+01) 112 345 6789
+


Expressões faciais: Feliz e Triste

Com esta atividade educativa as crianças podem aprender a reconhecer as próprias emoções, além de saber reconhecer as emoções daqueles que estão a sua volta. O reconhecimento de emoções e expressões de sentimentos é importante para o desenvolvimento de competências socioemocionais e construção de habilidades sociais como respeito, empatia e amizade. Pais e educadores podem utilizar este material lúdico para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais produtivo e criativo.

Expressões faciais: Feliz e Triste - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Monte um espaço na sala de aula para que as crianças possam se divertir e ter contato com as Artes, iniciando-as na produção artística. Você pode disponibilizar materiais como diferentes tipos de tecidos, fantoches, diferentes tipos de papéis, canetinha, lápis de cor, massinhas, argila, pincéis, tintas, etc. Explore com a turma as diferentes sensações, pensamentos e sentimentos.
  • Disponibilize também alguns espelhos na sala de aula e peça para as crianças se observarem no espelho enquanto brincam. Neste momento, você deve destacar e nomear as diferentes expressões que surgirem.
  • Mostre a atividade proposta na ficha e converse com as crianças sobre as expressões. Incentive para que as crianças se manifeste através das expressões faciais.
  • Oriente as crianças para realizarem a atividade na mesa e ajude-as a desenhar o rosto das crianças na folha de atividades seguindo as dicas nos quadros.
  • Utilize desenhos ou fotos para verificar se as crianças sabem reconhecer algumas expressões básicas como tristeza, alegria, raiva, medo.
  • Brinque com as crianças e simule algumas expressões e emoções. Por exemplo, você pode iniciar a brincadeira fingindo estar alegre ou triste e pedir para a turma identificar a expressão. Em seguida, peça para as crianças fazerem o mesmo. A utilização de um espelho nesta brincadeira é bastante interessante, uma vez que as crianças poderão observar suas próprias expressões faciais.
  • Você pode também criar um quadro de regras para ser colocado na parede da sala de aula. Neste quadro coloque frases como "não pode bater no colega porque ele vai ficar triste", "organize os brinquedos e materiais para a professora ficar feliz", etc. Ilustre as frases com as expressões faciais correspondentes, utilizando fotos ou desenhos feitos pela turma. Aproveite o quadro nas situações do dia-a-dia para relembrar e colocar em prática o aprendizado.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X